Profissionais do Departamento de Controle de Vetores de Adamantina estiveram no 12º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Pasteur e aconteceu entre os dias cinco e sete de novembro no município de Águas de Lindóia/SP. O objetivo do seminário é a capacitação dos trabalhos de operacionalização e monitoramento do vírus da raiva.

Durante o Evento, o representante do Grupo Técnico da Raiva do Ministério da Saúde, Alexander Vargas, afirmou em plenária que a vacina antirrábica não foi produzida em quantidade necessária para atender a todos os Estados do País. Alexander afirmou também que, de forma emergencial realizou uma análise de risco, priorizando os municípios no Brasil que tiveram casos positivos.

O Ministério da Saúde tem a responsabilidade de realizar o repasse das vacinas para os estados e estes para os municípios, não sendo obrigação dos secretários municipais, nem do Chefe do Executivo a responsabilidade pela compra dessas vacinas.

O Estado de São Paulo diminuiu consideravelmente os números de casos de raiva canina nos últimos anos, bem como o município de Adamantina, portanto não são vistos como prioritário para a distribuição das doses diante dessa situação emergencial. Alexander Vargas afirmou ainda que a reposição das vacinas não será no ano de 2019, sendo prevista sua normalização apenas para agosto ou setembro de 2020.

Diante disso a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Controle de Vetores, recomenda a população um cuidado redobrado ao entrar em contato físico com animais desconhecidos ou atropelados, a fim de evitar mordeduras que possam levar a contaminação pelo vírus da raiva. Se encontrado animal ou morcego positivos para Raiva, a Secretaria de Estado da Saúde realizará um bloqueio vacinal nos Municípios que apresentarem casos. (Com informações assessoria de imprensa Prefeitura Adamantina)