Um laboratório de simulação realística é um espaço de tecnologia avançada capaz de replicar as situações e desafios vividos no dia a dia dos cenários de saúde. Esses laboratórios utilizam simuladores de pacientes (robôs) e vivenciam situações clínicas e cenas que serão experimentadas na vida real pelos futuros médicos e enfermeiros.
Na Unifadra/Fundec, os alunos dos cursos da área da Saúde utilizam dois laboratórios de simulação realística. Os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Unifadra participaram de uma aula sobre condições maternas e fetais no dia 20 de novembro, sob a orientação da Profa. Ma. Eunice Nelli. A aula faz parte da disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher, e contou com uma avaliação da evolução do trabalho de parto e das condições maternas e fetais, adotando tecnologias apropriadas na assistência e tomada de decisão, considerando a autonomia e o protagonismo da mulher. Além disso, os estudantes prestaram assistência ao parto normal de evolução fisiológica (sem distócia) e ao recém-nascido, conforme preconizado pela Resolução COFEN 524/2016.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unifadra Profa. Dra. Lilian Carla Sossai Panicio destacou que as atividades desenvolvidas no laboratório de simulação realística reforçam o aprendizado ao permitir que os estudantes vivenciem experiências que simulam a vida real, contribuindo para uma formação acadêmica que inclui a segurança do paciente. “Além disso, oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolverem habilidades variadas e competências necessárias em ambiente controlado e protegido. Permite o crescimento profissional e oferece oportunidades úteis para reduzir os riscos para pacientes e estudantes, melhorando a competência e a confiança dos alunos. A utilização de diferentes métodos de ensino contribui para uma maior construção do conhecimento”, completou Lilian.