Alunas durante a atividade (Ass. Fundec)

Nesse mês de novembro, os alunos do 8º ano do Colégio Anglo-CID de Dracena desenvolveram as atividades propostas de geometria e álgebra no aplicativo Geogebra, sob a orientação das professoras Rosana Socha e Solange Scabora.

Nos módulos de Simetria, os alunos puderam visualizar as transformações pelo aplicativo e suas características ficaram mais perceptíveis e de fácil compreensão. “Foi possível aprimorar e desenvolver outras atividades. Os alunos tiveram a oportunidade de elaborar, comparar e analisar o que foi feito, com isso a compreensão das diferentes simetrias e suas características se tornam mais claras e a aprendizagem mais dinâmica e eficaz”, explicou a Profa. Solange Scabora.

Já no conteúdo de sistemas de equações, com a Profa. Rosana Socha, foi possível construir gráficos, encontrar soluções de problemas e conhecer os tipos de sistemas. “É importante que os alunos compreendam adequadamente o assunto, pois o utilizamos em nosso dia a dia em várias ocasiões, como problemas relacionados a tráfego de veículos, balanceamento de equações químicas, cálculo de uma alimentação diária equilibrada, circuitos elétricos, entre outras”, explicou Rosana Socha.

O uso de tecnologias em sala de aula é uma importante estratégia no processo de aprendizagem, e a utilização do aplicativo (Geogebra) facilitou a compreensão dos conceitos como um todo, suas ligações em si e com outras áreas do conhecimento. Assim, estimulamos as intermediações entre o conhecimento teórico da sala de aula e sua aplicabilidade em situações reais, motivando os alunos para a pesquisa e a construção de conceitos.