(Vanessa Matsumoto/JR)

Os alunos do 10° termo do curso de Direito, da Reges Dracena vivenciaram o direito penal na prática no último sábado, durante sessão do júri.

O juiz de direito e diretor do Fórum local, Marcus Frazão Frota que também é professor da disciplina de ‘Processo Penal’, com a colaboração da coordenação do curso de Direito promoveu o júri simulado.

Segundo o dr. Marcus, o desempenho dos alunos na simulação foi utilizado como avaliação bimestral na disciplina que ministra.

No total foram 74 alunos dos turnos matutino e noturno, além da presença de demais professores e familiares.

Dr. Marcus explicou: “O júri simulado visa dar ao aluno a experiência profissional mais próxima da realidade forense.  Para tanto, utilizou-se de peças processuais reais de um processo já julgado na Comarca de Panorama. O caso era de uma tentativa de homicídio entre irmãos. Apenas houve o cuidado na preservação do nome verdadeiro das partes desse processo real”. Prosseguiu informando: “Os papéis processuais foram divididos entre os alunos das turmas da manhã e noite, ficando a defesa do acusado a cargo da turma da manhã, enquanto  a acusação ficou sob a responsabilidade dos alunos da noite”.

Tudo correu muito perfeito, os alunos também desempenharam os papéis de acusado, vítima, testemunhas, jurados, juiz e oficiais de justiça. Dr. Marcus ainda pontou que com o intuito de conferir ainda maior realismo à atividade, o júri foi realizado na própria sala de audiências do Fórum de Dracena.

“Considerando todos os elementos de realismo dessa simulação, a absorção de conhecimentos fica mais eficaz, pois além da aula teórica, os alunos vivenciam o conteúdo da disciplina. No júri simulado, o réu acabou sendo absolvido por 4 votos a 3, ao contrário do real, em que fora condenado”.