Neste sábado, 30, a partir das 8h30, acontece o 13º Festival de Natação, na piscina do Centro Social Urbano (antigo Plimec), no bairro Metrópole, em Dracena. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação em conjunto com o Projeto Criança Feliz. Devem participar cerca de 100 crianças do Criança Feliz, da ABD, AABB Comunidade e Escola Guilherme Tammerick e  das academias de natação de Dracena, Junqueirópolis e de Tupi Paulista.

Gustavo Venerato, coordenador de Esportes da Secretaria de Educação disse em entrevista ao Jornal Regional e ao Jornal da Rádio Liberal FM, que as crianças são nascidas de 2007 a 2014, divididas nas categorias pré-mirim I e II, mirim, petis, infantil e juvenil nas provas de 25 a 50 metros nado livre. Estão inscritos as Academias Acqua Fit (Dracena), Espaço Agua e Movimento (Tupi Paulista) e as Clínicas Fisio Center (Tupi Paulista), Bem Estar ( Junqueirópolis), Marize Douradinho (Dracena), IOF (Dracena), Projetos  Criança Feliz (Dracena), AABB Comunidade (Dracena), Clube ABD e Escola Guilherme Tammerick (Dracena). Segundo o coordenador, o Festival tem o objetivo de interação entre alunos, pais e professores de diferentes lugares e cidades. “É uma oportunidade que os pais têm para observar o desempenho dos seus filhos na natação”, explicou Gustavo Venerato.

Cada nadador participante recebe uma medalha  e após as competições serão oferecidos cachorro quente, pipoca e sucos. Durante o Festival como esquema de segurança três professores ficam dentro da piscina e mais dois salva vidas do Corpo de  Bombeiros permanecem do lado de fora. O  festival fecha o ciclo de eventos que a secretaria municipal de educação  realizou neste ano. Já foram  realizados em 2019 o Festival de carrinhos de rolimã, os Inter escolares de Futsal,  Xadrez,  Pipas, e o Paraolímpico, Escolar de Queimada, e finaliza com a natação.