O projeto denominado “De onde vêm as roupas” foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil “Professora Magda Tonello Pedro Lemos”, da cidade de Dracena, com o objetivo de proporcionar às crianças aprendizagens referentes confecções de vestuários.

A proposta está pautada na metodologia ativa, com base no Programa “A União faz a Vida”, que se trata de uma parceria entre a Prefeitura de Dracena e Cooperativa SICREDI. O programa visa disseminar aprendizagens baseadas em projetos. A iniciativa foi da Professora Leia Cristina dos Santos com a turma de estudantes Maternal II.

Durante o encerramento do projeto estiveram presentes profissionais da Cooperativa SICREDI, Lojas Central, Representantes da Secretaria Municipal de Educação, familiares de estudantes e demais convidados.

Com o desenvolvimento do projeto os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a flor do algodão, um pelego de ovelha (lã original) e o ciclo da seda.

Profissionais do SENAI e Visset Dracena ofertaram para as crianças aprendizagens voltadas à confecção de roupas. Os alunos visitaram e apreciaram as instalações da Loja Central, onde manusearam diferentes tecidos das mais diversas cores e texturas. Puderam também, contar com a generosidade da Belli Bambini e Vitale que cederam peças para as crianças brincarem e aprenderem sobre a compra e venda de roupas na lojinha organizada.

Também participou da ação a funcionária Isabel Cristina da Cruz que contribuiu com aprendizagens sobre a lavagem e cuidados com as roupas.

A escola é dirigida por Roseli Aparecida da Silva Cecílio.