Caroline Aleixo/G1

Hoje, 30, tem início a ‘Campanha Fique Sabendo’, em Dracena. O objetivo é fazer coleta e realização de exames gratuitos que detectam doenças como aids, hepatite B, C e sífilis.

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura informa que a campanha será somente no Centro de Saúde ‘Dr. Takashi Enokibara’, não há necessidade de estar em jejum e é obrigatório levar documento com foto e cartão do SUS.

 AIDS NO BRASIL

O Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por aids entre os anos de 2014 e 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Os dados são positivos, no entanto, o Ministério da Saúde acredita que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem.

Com base nessa estimativa, a pasta realizou ontem, 29, o lançamento da Campanha de Prevenção ao HIV/Aids. O foco é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido. Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido por relação sexual, e a pessoa não irá desenvolver aids.

Assim como registrado nos últimos anos, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). (Com informações/Agência Saúde)