Hoje, 30, postos de vacinação de todo o país estarão abertos para o dia ‘D’ de mobilização nacional contra o sarampo. Este dia é voltado ao público de 20 a 29 anos. É preciso levar a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional do SUS (CNS).

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacina é somente para as pessoas que estão em atraso. Na cidade, o público poderá receber a dose no CSI Dr. Takashi Enokibara (Postão) – das 8h às 16h30 e na ESF Jardim Brasilândia – das 8h às 16h30.

20 A 29 ANOS

Segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária de 20 a 29 anos é a que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico, por isso a importância desta etapa para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país. Para esse público, o maior problema não é a gravidade da doença e sim o fator de transmissão para os grupos mais suscetíveis às complicações da doença, como as crianças, por exemplo.

Até agora (de janeiro a novembro de 2019), em torno de 25% desse público se vacinou. A meta da segunda fase da campanha é vacinar 9,4 milhões de adultos jovens.

O surto de sarampo ainda se encontra ativo no país.