Ser médico é ter o dom de cuidar de pessoas e também promover a saúde, para a doutora Marilda Milanez Morgado de Abreu essa lição vai ainda mais além. Ela ensina a Medicina.

Neste ano, doutora Marilda concluiu o pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Formada há 41 anos, médica renomada na especialidade de dermatologia e residente em Dracena, doutora Marilda nasceu em Campinas e cursou Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antonio Garcia Coutinho, de Pouso Alegre – UNIVAS (1973-1978).

Ela recebeu a equipe de reportagem do JR e Portal Regional na Faculdade de Medicina da Unifadra Dracena, na qual é a coordenadora e auxiliou na implantação do curso.

A admiração pela Medicina nasceu ainda na infância. Doutora Marilda contou: “Desde criança decidi que seria médica. Inspirei-me no dr. Arnon, admirava muito ele. Morava com meus pais em Panorama e me recordo muito do meu pai levando o dr. Arnon para fazer os partos em áreas rurais, éramos vizinhos do dr. Arnon”, recordou doutora Marilda. O médico citado atuou por muitos anos em Dracena e atualmente já não trabalha mais devido a idade avançada.

Ser médica e também transmitir conhecimentos àqueles que caminham para ser médicos exige acima de tudo muita paixão pela atividade que exerce e tudo isso faz parte da história de vida dela.

“A pesquisa é apaixonante, porém exige muita dedicação, ocupa muito o seu tempo, tem que ter perfil, estou sempre estudando”, contou a nossa entrevistada.

Após se formar em Medicina, fez um ano de Clínica e um ano de Pediatria, em São Paulo. Depois veio a residência em Dermatologia no Hospital das Clínicas de Medicina da USP (SP), posteriormente concluiu o título de especialista sendo aprovada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mudou-se para Dracena em 1983 instalou consultório promovendo também atendimentos na Santa Casa da cidade. É docente permanente do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da Unoeste; professora titular da disciplina de Dermatologia da Unoeste; coordenadora do curso de especialização em Dermatologia Lato Sensu da Unoeste; supervisora do Programa de Residência em Dermatologia do Hospital Regional de Presidente Prudente; médica do corpo clínico da Santa Casa de Dracena; médica do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) local; diretora científica do 9º Distrito da SBD-RESP – Região de Presidente Prudente e Araçatuba (gestão 2019/2020); vice-presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Dracena (gestão 2017/2020); coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele em Dracena; primeira tesoureira da Sociedade Brasileira de Hansenologia (gestão 2017/2020).

A carreira acadêmica foi iniciada no ano de 2000, com mestrado em Ciências (Dermatologia) pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo concluindo em 2003. Mais tarde, em 2010 com muito esforço e sempre grande dedicação, finalizou o doutorado em Ciências (Curso de Dermatologia Clínica e Cirúrgica) pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo e neste ano o pós-doutorado na Divisão de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ― USP.

O apoio da família

Doutora Marilda é filha do ex-prefeito de Panorama, José Milanez e irmã do também ex-prefeito José Milanez Júnior (Ting). É esposa do médico oftalmologista Luiz Fernando Morgado de Abreu e mãe da médica radiologista Fernanda; da advogada Gabriela (proprietária do Restaurante 153); e das gêmeas Nara (engenheira) e Naíra também radiologista que reside em Monte Aprazível (SP) e avó da Angelina (filha de Naíra).

Quem observa a carreira de sucesso da doutora Marilda não imagina o tanto de sacrifício que ela fez para chegar até onde está. “Enfrentei muitos desafios ao longo da carreira devido à distância dos cursos, no qual participei. Na época, meu consultório praticamente ficava fechado para poder me dedicar aos estudos, mas com o apoio do meu marido consegui atingir meus objetivos, ele ficava muito na reta guarda. Viajava duas vezes por semana a São Paulo de ônibus para fazer o mestrado”, disse sorrindo doutora Marilda afirmando que chegou até a calcular o tanto de viagens percorridas de ônibus. Segundo ela, chegou dar cinco voltas ao mundo durante os três anos de mestrado.

“Foram anos de muita renúncia e sacrifício me preparando para a docência e pesquisa e ultimamente enfrentei mais um grande desafio – ajudar na implantação do curso de Medicina da Unifadra, que me exigiu outros conhecimentos que tive que ir buscá-los”, explicou.

A Faculdade de Medicina ‘Wander Dorival Ramos’ (Unifadra Dracena) iniciou as atividades em 2017. A coordenadora do curso, doutora Marilda informou que está na 4ª turma. “A implantação do curso está ocorrendo de maneira gradativa com toda equipe conseguindo vencer todas as etapas, investimentos, infraestrutura, campos de estágio, estamos trabalhando etapa por etapa até formar a primeira turma”, pontou doutora Marilda ressaltando que em breve serão iniciados os 5° e 6° anos com o início do internato.

Para ela, com a instalação da Faculdade de Medicina, o perfil de Dracena e região já mudaram em relação à Saúde.

“Nossos alunos já desenvolvem ações visitando os ESFs nas comunidades, passam nos domicílios, promovem palestras a população, vão aplicando a teoria na prática. Com a transformação do prédio onde seria a UPA em Policlínica a assistência na Saúde pública melhorou”, citou fazendo referência ao projeto da Unifadra com a Prefeitura de Dracena, ressaltando ainda um atendimento diferenciado na unidade utilizando os acadêmicos de Medicina. “É um trabalho cujo resultado volta em benefícios para a população atendida”, afirmou.

Doutora Marilda aproveitou ainda para agradecer todo o apoio e parceria da Prefeitura de Dracena com a Unifadra citando o prefeito Juliano Bertolini e a ex-secretária de Saúde, Lígia Sinatura, para que fosse possível a concretização dos processos da Policlínica, Coapes e ESFs, viabilizando a atuação dos acadêmicos de Medicina. “Estamos utilizando toda a estrutura da Saúde pública municipal, através do apoio da Prefeitura”.

Ressaltou também a parceria com as Prefeituras de cidades da região, como Junqueirópolis, Tupi Paulista e Ouro Verde que abriram as portas dos seus ESFs para também receber os alunos. Ainda afirmou que não poderia deixar de destacar a parceria frutífera também com a Santa Casa de Misericórdia de Dracena.

A coordenadora contou que em breve a Unifadra concluirá o Biotério e o Centro Cirúrgico para prática dos acadêmicos.

“Na Unifadra eles vivenciam a metodologia ativa do curso, onde o centro do aprendizado não é o aluno, mas sim o estudante. O professor é o tutor, o aluno busca o conhecimento e é orientado”.

Outra questão trazida por doutora Marilda diz respeito à classe médica na cidade. Segundo ela, com a instalação da Faculdade, muitos médicos estão em busca de aprimorar seus conhecimentos, fazendo mestrados, e isso para a cidade e região é excelente. “Temos cerca de 20 médicos de Dracena fazendo mestrado, são gente nossa para atuar como professores na própria cidade”.

Finalizando as informações sobre a Faculdade de Medicina da Unifadra Dracena, a coordenadora do curso enalteceu: “Somos uma equipe séria, comprometida, harmoniosa e unida. Temos o mesmo objetivo, formar médicos conscientes, preparados para a função. Estamos satisfeitos com os resultados já obtidos”.

Pós-Doutorado 

Sobre o pós-doutorado na Divisão de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, cujo tema abordado foi à hanseníase ela tratou um assunto inédito na literatura brasileira. O estudo se deu nas amídalas e adenoides. “Pesquisei a bactéria causadora da hanseníase em adenoides e amídalas de pacientes que retiraram os órgãos por motivos otorrinolaringológicos”.

“Na pesquisa feita nestes órgãos observei que a bactéria da hanseníase estava presente em uma parte dos pacientes. Isso significa que a bactéria penetra nas amídalas e adenoides, podem ser destruídas, mas se não forem os indivíduos poderão desenvolver a hanseníase ou apenas permanecer nos órgãos funcionando como reservatórios da bactéria”. Ela continuou explicando: “A maioria das pesquisas foi em crianças. O estudo irá continuar, vamos atrás desses pacientes para verificar se os que tiveram os exames positivos para a bactéria desenvolveram ou não a hanseníase”.

A hanseníase é uma doença negligenciada e ainda é um problema de saúde pública no Brasil. O nosso País, segundo a médica pesquisadora, ainda não eliminou a hanseníase, é o único do mundo nestas condições. “Na área do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Venceslau é alto o número de diagnósticos, detectamos mais casos porque esta região é um dos focos de prevalência no Estado de São Paulo, porém não dá para explicar exatamente o motivo de ser foco. O Mato Grosso é o estado que mais têm casos de hanseníase no Brasil”.

“A hanseníase é uma doença que desafia a Ciência desde antes de Cristo, quando era chamada de lepra, e por lei passou a ser chamada como é hoje. Permanece como um problema, um enigma”.

Doutora Marilda explicou que é infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, em memória de seu descobridor. É contraída pelas vias áreas superiores (inalando o bacilo), podendo também ocorrer através de lesões em pele lesada.

Na prática, segundo ela, o estudo que realizou tem grande importância para maior elucidação dos mecanismos fisiopatológicos da doença e ainda para a epidemiologia. “Será que no futuro será importante usar como protocolo (rotina) em casos de extrações de adenoides e amídalas se pesquisar o Mycobacterium leprae para verificar a possibilidade da existência da doença ou do seu desenvolvimento no futuro”, indagou reafirmando: “O estudo continuará”.

Confira na íntegra o currículo lattes da pesquisadora

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antonio Garcia Coutinho de Pouso Alegre – UNIVAS (1973-1978); Residência em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1981-1983); Título de especialista em Dermatologia pelo MEC (1983); Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (1985); Título de Especialista em Hansenologia pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (2011); Mestrado em Ciências (Dermatologia) pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2003); Doutorado em Ciências (Curso de Dermatologia Clínica e Cirúrgica) pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2010); Pós-Doutorado na Divisão de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ― USP (em curso); Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina de Itajubá (2000); Docente permanente do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da UNOESTE; Professora Titular da Disciplina de Dermatologia da UNOESTE; Coordenadora do Curso de Especialização em Dermatologia Lato Sensu da UNOESTE; Supervisora do Programa de Residência em Dermatologia do Hospital Regional de Presidente Prudente; Coordenadora do Curso de Medicina da UNIFADRA; Médica do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Dracena, SP, Médica do Ambulatório Médico de Especialidades de Dracena, SP; Médica em Clínica Privada em Dracena-SP; Diretora Científica do 9º Distrito da SBD-RESP – Região de Presidente Prudente e Araçatuba (gestão 2019/2020); Vice-Presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Dracena (gestão 2017/2020); Coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele em Dracena, SP; Primeira Tesoureira da Sociedade Brasileira de Hansenologia (gestão 2017/2020). Possui 58 artigos publicados e é revisora de inúmeras revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Dermatologia Clínica e Cirúrgica, Cosmiatria, Hansenologia e Estomatologia.