Nessa sexta-feira, dia 6 de dezembro, a partir das 19h30, acontece no espaço Armazém no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, o lançamento do livro “Altino: memórias de um repórter”, das jornalistas e autoras Anne Abe, Camilla Saldanha, Nellise Pinheiro e Stephanee Melo. A entrada é gratuita e o livro será vendido no local. A obra é uma publicação da Editora Appris, de Curitiba/PR.

“Altino: memórias de um repórter” é divido em 11 capítulos, com 211 páginas, e documenta a biografia do jornalista Altino Correia, ricamente ilustrada com reportagens publicadas pelo profissional no Jornal do BrasilFolha de S. PauloO Estado de S. PauloÚltima HoraNotícias Populares e O Globo, além de fotografias de arquivo pessoal. A partir das experiências do repórter, as autoras recordam fatos marcantes na região, como crimes famosos, construções emblemáticas, enchentes e outros acontecimentos. Entre seus vários contextos, o livro ainda relata o desenvolvimento do jornalismo e, ao mesmo tempo, dos veículos de comunicação na região de Presidente Prudente entre os anos de 1950 e 1990, mostrando como a profissão de jornalista se reinventou ao longo do tempo em meio às dificuldades e limitações enfrentadas pelos profissionais da imprensa.

Com mais de 60 anos na Comunicação, Altino Correia iniciou na Rádio Presidente Venceslau AM, na década de 1950, e consolidou sua carreira em Presidente Prudente, com atuação em emissoras de rádio, jornal impresso e televisão. O jornalista registrou histórias memoráveis que tornaram a região do Oeste Paulista conhecida em todo o país, assinando matérias em jornais de circulação nacional na extinta função de correspondente regional. Correia também teve passagem nas empresas regionais O ImparcialTV Band e Rádio Presidente Prudente AM, contribuindo com a implantação do departamento de jornalismo nesses veículos.

A obra levou cerca de dois anos para ser concluída, passando por um trabalho intenso de pesquisa e produção, e contou com a colaboração de 27 entrevistados, entre eles profissionais da imprensa, familiares e amigos de Altino Correia, além do próprio jornalista.

O livro estará à venda no lançamento com exemplares limitados. Depois, poderá ser adquirido pelo site: https://www.editoraappris.com.br/produto/3376-altino-memrias-de-um-reprter

 

 

Da esquerda pra direita, as autoras Nellise Pinheiro, Stephanee Melo, Anne Abe e Camilla Saldanha

Serviço

Data/horário: 6 de dezembro, às 19h30

Lançamento: Livro “Altino: memórias de um repórter”

Local: Espaço Armazém – Centro Cultural Matarazzo

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes – Presidente Prudente/SP – 19030-190

Entrada: Franca