A Prefeitura de Tupi Paulista e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o Departamento de Recursos Humanos (RH)  alertam a população para ter maior atenção na hora de se desfazer de materiais como cacos de vidros, copos quebrados, garrafas quebradas, lâmpadas quebradas, entre outros objetos cortantes.

O aviso visa principalmente à segurança dos servidores municipais do setor de coleta de lixo domiciliar e também dos catadores de recicláveis. É comum o registro de cortes nas mãos dos funcionários, mesmo com o uso das luvas apropriadas e calçados de segurança para o serviço.

Os cuidados com o descarte correto devem ser redobrados principalmente após as festividades de final de ano, confraternizações familiares e em dias comuns, comenta os coletores de lixo.

O número de acidentes é preocupante, uma ação simples na hora de separar o lixo pode fazer diferença. Colocar garrafas, copos quebrados ou objetos cortantes e perfurantes em caixas de papelão, embrulhar em folhas de jornal.

Há casos em que coletores se ferem nas pernas no momento em que pegam os sacos e os jogam no caminhão. Além do risco de contaminação, eventualmente os funcionários da coleta acabam se afastando temporariamente do trabalho, causando a sobrecarga de serviços para o restante da equipe e prejudicando o serviço público prestado. (Com informações da assessoria de imprensa/Prefeitura)