Alunos e professores (Ass. Fundec)

Por meio de uma sólida parceria desde 2017, os alunos dos cursos de Psicologia, Educação Física e Análise e Desenvolvimentos de Sistemas atuam como mediadores nos Clubes Estudantis da E.E. 9 de Julho, em Dracena. Os alunos têm a oportunidade de atuar em uma metodologia pedagógica diferenciada, já que os clubes pressupõem que o estudante tenha autonomia e liberdade pedagógica, diferenciando assim das metodologias tradicionais que vivenciamos nas escolas da região.

A atividade é coordenada pela Profa. Esp. Laízi da Silva Santos, da Unifadra. Ela destacou que “supervisionar esse projeto foi uma experiência maravilhosa, pois foi possível construir novos olhares sobre a realidade social dessa escola, e pensar dentro das áreas de formação de cada acadêmico as contribuições para o ambiente educacional.

Na culminância, foi possível observar o impacto positivo que os acadêmicos da Unifadra tiveram nos alunos e naquele ambiente”.

As interações entre acadêmicos e estudantes do ensino fundamental e médio promovem trocas de experiências que auxiliam o estudante de escolas públicas a se aproximar do contexto acadêmico, o que facilita a escolha profissional. Isso também ajuda a suprir o déficit de profissionais de áreas dos cursos dos universitários no ambiente escolar. O Clube Estudantil é um projeto realizado nas escolas de tempo integral, que pressupõe trabalhar a autonomia do aluno no ambiente da escola. Os alunos são responsáveis pela gestão de sala de aula, não há professores envolvidos no projeto, há a possibilidade de fechar parcerias com universidades para que acadêmicos sejam mediadores dessas aprendizagens.