Período de festas aumenta procura por passagens, apesar de queda em relação ao ano passado (Vanessa Matsumoto/JR)

As partidas e chegadas do Terminal Rodoviário de Dracena sempre ficam cheias nesse período. Mas em 2019 um detalhe vem esvaziando essa movimentação: o calendário. Neste ano, as duas datas comemorativas caíram exatamente no meio da semana. O Natal e ano novo serão em duas quartas-feiras consecutivas.

Por causa dessa peculiaridade, os famosos “feriadões” de fim de ano foram afetados. Nivaldo Batista, que trabalha no setor comercial de uma empresa de ônibus explica a queda. “Quando as datas festivas caem em uma terça-feira ou quinta-feira o pessoal normalmente já emenda o final de semana todo. Esse ano, por ser em uma quarta-feira ficou mais difícil para o pessoal optar por viagens mais longas”, disse Batista.

Mesmo com esse problema das datas, dezembro costuma ter aumento de linhas, necessidade de carros extras e novos horários.

Anselmo Junior, representante comercial de outra empresa espera um aumento de 40% na procura por passagens nesta época do ano. “Devido a novos mercados que estamos atendendo, esse fim de ano esperamos melhorar o desempenho em relação ao ano passado. Todos os dias colocamos um ou dois carros extras”, disse Junior.

Já o ascensorista Edson de Araújo brinca com a situação. “A gente acaba trabalhando mais. Aumenta nosso serviço de 20% a 30%. Mas já estamos acostumados”, disse Araújo. Que finaliza: “Acho que a crise do país também atrapalhou um pouco esse ano. Não tem muita gente disposta a viajar”.