O dracenense mais atento percebeu uma mudança climática este ano. A pouca quantidade de chuva interferiu na vida da população. Segundo Paulo Martin, diretor do CDRS (Coordenação de Desenvolvimento Rural Sustentável), 2019 teve um dos piores índices de chuvas da história.

“Desde quando começamos as medições em Dracena, 2019 foi o quarto pior ano em milímetros de chuva. Para se ter uma ideia, esse ano foi o pior desde 1985”, disse Martin. A medição das chuvas em Dracena acontece desde 1952. Apenas três anos registraram números piores, foram eles: 1963, 1975 e 1985.

Até a última quinta-feira, 26, havia chovido 969 mm de água. Para se ter uma noção, a média anual em Dracena é de 1.321 mm de chuva ao ano. “O nível de precipitação foi muito abaixo da média esse ano. Isso interfere bastante no dia a dia da população. Graças ao tempo seco, a sensação térmica de diminuição das temperaturas é rápida. Acontece apenas aquela sensação de frescor momentânea, mas logo na sequência vem a sensação de abafamento. Melhora um pouco a respiração, mas em seguida a sensação de calor volta”, completa Martin.

Os meses de outubro e novembro foram muito abaixo da média mensal. Em novembro, por exemplo, a média registra 134 mm de chuva. Em 2019 o nível ficou em apenas 68 mm. “Pode até haver chuvas, mas com o tempo seco não muda quase nada”, completou Martin.

Dezembro é o mês que mais choveu até aqui. Inclusive até mais que média histórica do mesmo período. Foram 226 mm de chuva até o dia 26. A média referente ao último mês do ano é de 172 mm de chuva.