A Organização Não Governamental (ONG) Arca de Noé começou as atividades em Dracena, em 2008, com a participação de 22 voluntários atuando contra a superpopulação de animais domésticos, como cães e gatos, cujo objetivo é diminuir a procriação a partir de castrações e campanhas educativas.
De acordo com a presidente da ONG, Sandrali Paschoaloto, a organização não possui sede própria, dessa forma não recolhe animais das ruas. Tem como prioridade, trabalhar a linha de castração diminuindo o abandono e maus tratos contra cães e gatos.
Ao encontrar um animal desamparado, a Arca de Noé ajuda no intermédio da adoção, porém quem encontrá-lo deverá abrigar e cuidar provisoriamente até encontrar um adotante. A entidade também se responsabiliza com a castração após a adoção. “Qualquer animal que passa pela ONG deve ser castrado”, afirma Sandrali.
Os gastos da ONG em 2013 resultaram em R$ 60 mil com castrações, acolhimento médico e alimentação. De setembro de 2012 a dezembro deste ano foram castradas 1.000 gatas, 150 gatos e 12 cadelas.
Sandrali ressalta que cada gata cria cerca de cinco filhotes por gestação, sendo três gestações anualmente, ou seja, 15 filhotes por ano. Sendo assim, o motivo explica o foco na castração de felinos. Além disso, foram realizados 90 atendimentos em clínicas particulares. Para conseguir recursos financeiros, os voluntários promovem ações como chás beneficentes, sorteios de rifas, além de pessoas que colaboram mensalmente com doações em dinheiro, alimentação e trabalho voluntário. A ONG atualmente conta com 16 voluntários.
Neste ano, a associação desenvolveu cartilhas sobre a importância e a necessidade dos cuidados na acolhida e castração dos animais e realizou a distribuição para os alunos do ensino fundamental em escolas públicas e particulares. Também visitaram residências em vários bairros da cidade, onde foram informados os benefícios da castração, oferecendo o serviço para os animais que se encontravam no local.
SORTEIO – No último sábado, 14, foi realizado o último sorteio pela loteria federal da última rifa do ano para arrecadação de fundos para a ONG. O ganhador do cupom número 9477, foi Luiz Murer, ganhador de uma TV LED.
A presidente da ONG Arca de Noé, Sandrali Paschoaloto, agradece toda população dracenense, pelo apoio e colaboração nos projetos para a realização dos trabalhos com dedicação, amor e respeito pelos animais. Também agradece a solidariedade e a sensibilidade das pessoas que acompanham e reconhecem o trabalho realizado que tem por objetivo único amparar, proteger e dar uma qualidade de vida com dignidade para cada animal.
SERVIÇO – Os interessados em realizar doações ou trabalhos voluntários podem entrar em contato pelo telefone (18) 99712-7394.