As vendas do comércio dracenense acompanharam o ritmo nacional em 2019. Em todo Brasil, o aumento foi de 9,5%.
Rosana Valcezi, diretora administrativa da ACE (Associação Comercial e Empresarial), em conversa com a reportagem do JR na última segunda-feira via com otimismo o Natal. Para ela, as vendas seriam maiores cerca de 10% em relação ao Natal anterior.
“A expectativa de aumento do faturamento do comércio local é muito boa. Estimo que teremos um aumento de 10% em relação ao ano passado”, disse Valcezi.
Ela relaciona esse crescimento nas vendas a dois fatores importantes. “A população pôde investir mais nos presentes deste Natal. O FGTS disponível para saque e o 13º aumentaram a procura”, finaliza Valcezi.
Em Dracena, o comércio atendeu em horário especial se estendendo ao período noturno.
Não só para vendas essa época é boa. O aumento de vagas de freelances, aqueles empregos temporários crescem também.
Sérgio Manoel, presidente do Sindicato dos Comerciários local, disse que mesmo com mais vagas, houve uma queda nesse ponto. “Tivemos menos oportunidades de freelances esse ano em relação à 2018. Existe um aumento sim, mas aqui em Dracena, esse ano foi tímido o crescimento”, completa Manoel.
País registra recorde
O Brasil registrou um recorde de vendas no natal de 2019. É o que registrou a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings). O aumento de 9,5% nas vendas foi a maior variação desde 2014.
Em relação ao ano passado, o crescimento foi dois por cento. Segundo os dados apresentados, os lojistas de shoppings do país estimam um faturamento de R$168,2 bilhões em 2019.