O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. É uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
No Estado de São Paulo este ano ocorreu a 10ª Virada Inclusiva – Participação Plena, idealizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), por meio do Memorial da Inclusão.
Na cidade, a data também não passou em branco, entidades que assistem pessoas com deficiência promoveram eventos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Dracena (COMDEFI), através do seu presidente Cleber Regiani e todo colegiado, parabeniza as associações pelas apresentações. Também parabeniza a sociedade civil e todos os profissionais que, de forma direta ou indireta, voluntária ou não desenvolvem o maravilhoso trabalho. “O resultado de tudo isso visa incluir a pessoa com deficiência e despertar nelas que todos podem tudo dentro das suas limitações. Com isso, levando informação de direitos e deveres de todos, assim amenizando o preconceito instalado na sociedade”.
Cleber também ressalta com muita gratidão a participação plena do prefeito Juliano Bertolini e vereadores por não medirem esforços quando são solicitados pelo Conselho e as respectivas associações que diariamente trabalham com este público.
Ele frisa que o Comdefi está à disposição de todos, principalmente quando os direitos desse público forem desrespeitados ou ameaçados.
As entidades que promoveram apresentações artísticas lembrando a data foram a Associação de Valorização Humana (Avahu), com o Musical de Natal, na terça-feira, 3, no auditório da Fundec.
A Avahu conta com um projeto de música, através do programa de ‘convivência e fortalecimento de vínculos’, realizado duas vezes por semana na entidade para a pessoa com deficiência e suas famílias.
Também destaque para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Escola de Educação Especial Prof. Leuzi Gardini com a sua Festa Artística Pedagógica, cujo tema deste ano foi ‘Nasce uma estrela, brilhe sua luz!’, com participação especial de algumas mães e funcionários se apresentando com o grupo de dança ‘Movimento’ e o grupo do ‘Coral Em Canto’ e a ‘Fanfarra Sons e Letras’, na Apeoesp no dia 28 de novembro.
E ainda a apresentação do coral para as crianças do Projeto Criança Feliz e o projeto destinado aos idosos ‘Quero Vida’, no CSU (Centro Social Urbano), pela Adef Suli – Associação dos Deficientes Físicos Superando Limites. Todos os eventos emocionaram os familiares assim como todo público participante.