Nos dias 2 e 3, no auditório da Secretaria da Educação, das 9h às 16h houve formação com os Gestores da Rede Municipal de Ensino de Dracena com o palestrante Valther Maestro, professor doutor com vasta experiência na área educacional. O público alvo foi diretores e coordenadores das emefis, diretores e coordenadores de emeis e equipe da Educação.
Segundo a Secretaria, a ideia é que esses profissionais aprimorem não apenas seu conhecimento formal, mas também as competências que facilitam o aprendizado e inspiram os alunos, como didática, empatia e colaboração. “Para isso, precisamos compartilhar na prática das salas de aula: Conhecimento: domínio dos conteúdos ensinados; Prática: gestão da aprendizagem; Engajamento: interação e compromisso quanto ao trabalho como educador”.
Na formação, destacamos: a construção do Currículo do Município, os Marcos legais do Currículo de Dracena, bem como os Fundamentos Pedagógicos, além da reflexão sobre as competências e os conteúdos mais condizentes com a realidade escolar e de como os alunos aprendem: competências, habilidades e procedimentos”, informou a Secretaria.
As atividades foram exploradas através da Metodologia ativa Word do Café onde os participantes desenvolveram metas até 2030 para a Educação e o ensino de Dracena, que seja eficiente e busque qualidade no ensino, bem como, emancipação dos educandos, trazendo a BNCC para o chão das escolas. Isso significa, portanto, mobilizar todos os envolvidos a uma enorme capacidade de liderança e habilidades gerenciais proativas.
No âmbito escolar, o educador atualizado e em formação ininterrupta se torna um facilitador e não apenas um transmissor de informações. Além disso, a formação continuada ajuda o docente a se aprimorar contornando as dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula.
Segundo a Secretária de Educação Prof.ª Ms. Vanessa Redigolo Castilho a equipe da Secretaria de Educação juntamente com os gestores e professores fizeram um excelente trabalho em 2019 inserindo no cotidiano da escola, da sala de aula e nas práticas pedagógicas os conhecimentos obtidos nas formações realizadas ao longo do ano.
“A formação continuada tem muito a contribuir nesse processo, uma vez que permite que o educador agregue conhecimento capaz de gerar transformação e impacto nos contextos profissional e escolar”. (Com informações Secretaria da Educação)