As informações dos serviços prestados aos cidadãos são encaminhadas pelas instituições de ensino para a Receita Federal, por meio do questionário “ficha de serviços prestados”, essas informações são consolidadas e os resultados encaminhados semanalmente aos envolvidos nesta importante parceria.

Criado em 2011, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma atividade de extensão promovida em parceria entre a instituição educacional e a Receita Federal, que tem a finalidade de promover a prática contábil, por meio da realização de atendimentos, visando ao aprimoramento do conhecimento acadêmico, além de prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, às pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos.

Em 2016 passou por uma reestruturação, pois, dos núcleos formalizados até então, apenas 15% continuavam em atividade.

Foi publicado um Referencial NAF com a consolidação de todas as ações utilizadas para a recuperação e expansão dos núcleos e a partir desta reorganização despontaram os resultados positivos para todos envolvidos na iniciativa.

Há atualmente 395 NAFs formalizados em todo território nacional, espalhado pelas 10 regiões fiscais do país. Na região de Presidente Prudente, conta-se com um NAF, incluído no curso de Ciências Contábeis da Faculdade Reges de Dracena. Outras faculdades do próprio município de Presidente Prudente estão sendo contatadas para dar início ao projeto.

A plataforma virtual CuboZ é o meio utilizado pela Receita Federal para a capacitação dos alunos, que conta com mais de 20 mil estudantes que participam da Rede NAF. Na plataforma já foram disponibilizados mais de 80 cursos aos estudantes, alguns deles em uma linguagem mais moderna para atrair o interesse dos alunos, que é o exemplo da série Pitadas do NAF.

O NAF também vem se consolidando como importante incentivador dos Fundos de Direitos da Criança e Adolescência. Há várias iniciativas voltadas para prestar esclarecimentos aos cidadãos para que destinem parte do imposto devido ao FIA, FMDCA ou FEDCA. Tais atividades fizeram com que também surgisse um outro campo de atuação dos núcleos que é prestar orientações para as organizações do setor civil.

Ultrapassar mais 100 mil atendimentos consolida a iniciativa NAF como a principal atividade de Educação Fiscal da Receita Federal, não só como um importante meio de prestação de serviços ao público-alvo dos núcleos, mas também pela realização de inúmeras outras ações relacionadas à interação da Receita Federal com a sociedade.

Para ver ao boletim no sítio da Receita Federal, acesse: http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/naf/boletins (Com informações da assessoria de imprensa/Delegacia da Receita Federal Presidente Prudente)