Após 5 meses de investigação a Polícia Civil do DEINTER 8 por meio da DIG-Delegacia de Investigações Gerais de Pres. Prudente, deflagrou no início desta manhã (03/12) operação policial denominada FENRIR, nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A investigação teve início em meados do mês de agosto/19, ocasião em que um idoso com 87 anos foi vítima de extorsão, quando investigados ligaram ao seu celular e o mantiveram durante o final de semana, em um hotel, sem que a família soubesse de seu paradeiro, permaneceu no local sem sua medicação e sem alimentação adequada. Após o conhecimento da situação policiais civis da DIG iniciaram investigação e utilizando ferramentas de inteligência puderam chegar ao paradeiro da vítima.
As investigações revelaram que a extorsão foi efetivada por integrantes de organização criminosa, sendo representada pela expedição de 13 (treze) mandados de prisão preventiva em face de 13 investigados, dos quais 1 (um) na cidade de Juiz de Fora (MG) e 12 (doze) distribuídos em cidades do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Cabo Frio, Resende, Angra dos Reis, São Gonçalo, Mesquita, Duque de Caxias e Magé.
A operação contou com o apoio operacional dos Policiais Civis de Minas Gerais e Rio de Janeiro, os presos serão indiciados por extorsão, organização criminosa e lavagem de dinheiro, permanecerão presos em seus Estados de origem.
O grupo aplicava o mal afamado “falso sequestro” e efetuava, em média, 10 mil ligações por mês para vítimas aleatórias em 16 Estados da Federação, predominantemente SP.
Com auxílio necessário de blindados e agentes especializados no combate urbano da Polícia Civil do RJ (CORE) houve incursões das equipes da DIG de Prudente em bairros/morros considerados de alta complexidade e hostilidade (com resistência de armamento de guerra por ORCRIMS). Até o momento 10 Mandados de Prisão foram cumpridos.
(Comunicação Social/Deinter8)