O programa gratuito Viva a Vida, destinado para auxiliar no controle das doenças, melhorar saúde e qualidade de vida da comunidade por meio de atividade física, está com inscrições abertas na Unifadra. O programa é realizado pelos alunos dos cursos de Educação Física e de Enfermagem da Unifadra/Fundec e a Prefeitura de Dracena. Os exercícios serão realizados às terças e quintas-feiras, no período da manhã, a partir do mês de fevereiro, nos espaços cedidos pelo município: Jardim Brasilândia – quadra “Francisco de Assis”, Ginásio Dovilho Moura, CSU e ESF do Jardim Jussara.

Segundo a profa. Dra. Denise Bueno, coordenadora do programa na Unifadra/Fundec, para se inscrever, o interessado deve procurar os locais onde as atividades são realizadas e então receberá todas as orientações. Posteriormente, deve ir até o Centro de Saúde para que o médico faça uma avaliação antes do início das atividades do programa. Ainda de acordo com a docente, todos os participantes são monitorados e passam por avaliação física, funcional e fisiológica. “Esses dados servem de parâmetros para estruturação das aulas e, ao final do ano, os estagiários, alunos de Educação Física e de Enfermagem, analisam os efeitos do exercício físico na condição geral de saúde do paciente e publicam os resultados no meio científico”, explicou.

Os professores Ma. Eunice Nelli e Esp. Anderson Lecca também fazem parte da equipe que realiza as atividades do projeto na Unifadra. Ressaltam que programas que promovam a prática de atividade física têm sido uma ótima opção de tratamento não farmacológico para doenças crônicas, no sentido de minimizar as consequências naturais do envelhecimento e os riscos de doença associadas à diabetes e à hipertensão, que atingem grande parcela da população.

INSCRIÇÕES GRATUITAS: Unifadra (coordenação curso de Educação Física) – Rua Bahia, 266 – Bairro Metrópole – Dracena. Mais informações: (18) 3821-9004.