(Divulgação)

Os feriadões de fim de ano costumam movimentar as estradas de todo o Brasil. Mas além das estradas, as agências de viagens também ficam com o ritmo acelerado neste período. Em Dracena, duas agências registram bons números neste verão.

Poliana Duarte, gerente de uma delas ressalta a importância do turismo na agência local. “As viagens para destinos no Brasil acabam sendo as mais procuradas. Normalmente a procura acontece para cidades com praias”, disse Duarte.

Novas logísticas de voos no aeroporto de Presidente Prudente também auxiliaram as agências. Luciano Gerlin, sócio de outra agência dracenense, disse que graças às mudanças ocorridas, a busca por viagens para o nordeste aumentou de forma considerável. “Tivemos em 2019 novos voos saindo de Presidente Prudente. São conexões mais rápidas e práticas para quem quer visitar o nordeste. Além disso, houve uma redução da taxa de ICMS, o que barateou o custo dessas viagens”, explicou Gerlin.

O sul também foi um destino muito procurado. Segunda Duarte, Florianópolis e Balneário Camboriú, ambas em Santa Catarina tiveram bons resultados. “O sul nos surpreendeu este ano. Foram muitos pacotes para lá. Pode ser que por conta do vazamento de óleo em praias nordestinas pode ter diminuído a vontade de viagens para lá”, disse a gerente.

Sobre este assunto, Gerlin citou a população nordestina como fator determinante. “Os nordestinos abraçaram a causa e fizeram de tudo para receber os turistas com as praias limpas. Isso foi determinante no momento de alta temporada, pois as praias já não tinham esse problema”.

Em 2020 serão 11 feriados. Para as agências, um prato cheio. “A expectativa é de crescimento este ano. São muitos feriadões previstos. Já temos pacotes prontos para quem gosta de folia ou sossego no carnaval. O turismo segue aquecido”, finalizou Duarte.

“2019 já foi um ano muito bom para nós. Os feriados vão aquecer ainda mais esse mercado. Que 2020 seja muito, muito melhor”, encerrou Gerlin.