Em 2017, a Avapac implantou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reunindo pacientes em atividades semanais. Esse projeto é um Serviço de Proteção Social Básico do Sistema Único de Assistência Social e possui caráter preventivo visando prevenir situações de risco social, ampliar trocas culturais e vivências, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

O projeto se transformou em um Coral, batizado de Coral da Esperança, formado por 14 participantes, que já tiveram câncer de mama e intestino, cujas aulas, quinzenais, foram ministradas pela professora Luziana Carla Ferrari.  Além das aulas de canto foram desenvolvidas atividades lúdicas, dinâmicas e atendimentos psicológicos individuais.

No segundo semestre de 2019 foram realizados, na sede da Avapac, 23 encontros semanais – o ano todo foram 43 encontros, sempre nas segundas-feiras, das 14 às 16 horas.

“Foi feita uma avaliação, no dia 16 de dezembro, a respeito das atividades desenvolvidas”, explicou a assistente social Rosana Lúcia da Silva Quirino. Ela e a psicóloga Isabel da Silva Utumi são as responsáveis técnicas do projeto. Rosana disse que as pacientes apontaram os pontos positivos: melhora da autoestima, distração da mente, vínculos de amizade. “Elas disseram que se sentem mais desinibidas, porque sentiam vergonha por serem portadoras de câncer e tinham dificuldade de se relacionar com outras pessoas, fora do seu círculo familiar ou de amigos”.

Isabel Utumi destacou que outro ponto positivo foram os vínculos de amizade que se estabeleceram entre elas, com a professora Carla Ferrari, com algumas voluntárias que participam do projeto e com as supervisoras. “As pacientes compartilham suas histórias e adquirem novas experiências. Ficou bem claro que a música tem uma grande importância para elas”.

Durante o ano elas se apresentaram no Rotary de Dracena, Rotary Dracena Imperial, Casa dos Velhos, Lar Sã Doutrina e Pousada Bom Samaritano. No repertório, sucessos eternos como Moreninha Linda, Menino da Porteira, Beijinho Doce, Trem das Onze.  No dia 9 de dezembro, o Coral da Esperança abrilhantou o jantar de confraternização da Avapac.  “O ponto alto foi a interpretação de Noite Feliz, à capela, iluminada com as lanternas dos celulares das voluntárias e colaboradoras presentes.  Foi muito emocionante”, finalizou Rosana Quirino.

SERVIÇO – O Coral da Esperança voltará a suas atividades em fevereiro e está aberto para novos integrantes. Informações na Avapac, avenida Alcides Chacon Couto, 684, bairro Metrópole, ou pelos fones 3821 6686 ou 3821 13 20, com Rosana.  (Avapac/Divulgação)