O governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, assinaram ontem, 15, em Araçatuba, o repasse de R$ 24,7 milhões para 193 municípios das regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. As transferências foram feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social para os fundos municipais.

“No ano passado, nós destinamos mais de R$ 190 milhões para programas sociais. Ao longo deste ano, vamos aumentar, e muito, o investimento social”, declarou o Governador.

Os municípios aplicarão o dinheiro em uma rede de proteção que reúne 1.908 serviços socioassistenciais em 817 equipamentos públicos e privados.

A verba será repassada a cidades atendidas pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social de Araçatuba (43 municípios), Dracena (22), Fernandópolis (49), Presidente Prudente (32) e São José do Rio Preto (47).

“Uma firme parceria com os municípios e o fortalecimento da rede de proteção local são essenciais para alcançar indivíduos, resgatar dignidade e vínculos familiares e ampliar sua autonomia. Somente com uma gestão humanizada, solidária e inclusiva poderemos fomentar ainda mais oportunidades a nossas cidades”, afirmou a Secretária Célia Parnes.

De acordo com o Sistema Único de Assistência Social, é responsabilidade do Estado o cofinanciamento dos serviços, ações e programas socioassistenciais. O repasse é realizado de acordo com as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social. Com isso, as Secretarias Municipais de Assistência Social definem como alocar recursos estaduais de acordo com a realidade local.

Investimento em vicinal

Durante a visita, o Governador também confirmou que o Estado irá atender a um pleito de quase 25 anos dos municípios de Nova Castilho e Araçatuba. Doria autorizou o Governo de São Paulo a iniciar um projeto de modernização de uma estrada vicinal entre as duas cidades. O trecho tem 14 quilômetros e não possui pavimento de asfalto ou sinalização nos moldes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). (Com informações Governo do Estado)