Kartódromo foi inaugurado em março de 2018 (Governo do Estado)

O governador João Doria visitou ontem, 15, o Speed Park, em Birigui, kartódromo que vai receber o Mundial de kart entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro deste ano. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) certificou o circuito para que o Brasil sedie a prova pela primeira vez na história.

Praticantes da modalidade esportiva de Dracena, como o médico Heleno Neto, da equipe HP Kart treinam no Speed Park, e também já participaram de várias competições no local.

A Secretaria de Estado de Esportes apoiou as tratativas para trazer o evento para São Paulo. A negociação contou com intervenção importante de Felipe Massa, ex-piloto de F-1 e presidente da Comissão Internacional de Kart da FIA.

“Nós fizemos um esforço muito grande, com a ajuda do Felipe Massa, para trazer para Birigui o Mundial de kart. É a primeira vez que o campeonato mundial vai ser realizado no Brasil. Isso vai gerar um fluxo turístico muito grande, uma ativação da economia criativa da região, ocupação hoteleira, locação de casas, melhoria nas condições do comércio, toda a economia local e da imagem de Birigui para o Brasil e o mundo”, afirmou Doria.

Também estiveram presentes o secretário executivo de Esportes, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, e os secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), João Octaviano Neto (Logística e Transportes) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social).

Sobre o Mundial

A competição é dividida nas categorias OK Júnior, disputada entre pilotos de 12 a 13 anos, e a OK, para pilotos acima dos 15 anos. Em 2019, o torneio foi organizado na Finlândia.

A pista certificada pela FIA para competições internacionais tem 1.280 metros de extensão e diversos recursos tecnológicos, como sinalização digital exclusiva da estrutura na América Latina. Construído e administrado pela iniciativa privada, o kartódromo foi inaugurado em março de 2018, em iniciativa do ex-piloto Ricardo Gracia. O Speed Park fica no km 524 da Rodovia Marechal Rondon, entre as cidades de Birigui e Araçatuba. (Com informações assessoria de imprensa/Governo do Estado)

Governado João Doria durante a visita ao Kartódromo que levará Birigui para o mundo (Governo do Estado)