Em Dracena, o ano começou e os casos de dengue já são 105. Todo cuidado para evitar a proliferação do mosquito transmissor – Aedes aegypti – deve ser levado em conta, porque a dengue é uma doença que pode levar a morte.

Na cidade, 2020 foi iniciado com chuva e agora faz um calor intenso, propiciando ainda mais a vida do mosquito, com isso, a população deve estar atenta e não deixar água parada.

A chefe de Informação, Educação e Comunicação, Aline Andrade, da Vigilância Epidemiológica informou ontem à tarde ao JR e Portal Regional que os agentes estão encontrando grande quantidade de larvas durante as visitas domiciliares. Uma casa visitada pelos agentes, que não está habitada, tem uma piscina que está completamente abandona e o pior cheia de larvas.

Segundo ela, a Saúde municipal está se preparando para começar a aplicar multas aos moradores, onde forem encontradas larvas do mosquito. Quanto ao valor, Aline disse que ainda está sendo verificado.

Ela também ressaltou o uso de repelentes. “Logo vai começar o período das aulas, e as mães devem passar nos filhos o produto, assim como todos da cidade podem se cuidar usando o repelente”.

Dengue no Brasil

Para este ano, o Ministério da Saúde estima que o surto da dengue possa atingir, a partir de março, 11 estados do Brasil: os estados do Nordeste, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Segundo os dados apresentados, 2019 teve um aumento de 488% em relação a 2018, sendo registrados 1.544.987 casos da doença em 2019, com 782 mortes. Os estados mais afetados foram São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Para o Ministério, 2019 foi um ano atípico, já que em 2017 e 2018 os casos haviam diminuído quando comparados a 2015 e 2016. E isso pode ter relação com o sorotipo da doença que circulou mais nesses anos, já que quando uma pessoa é infectada ela fica imune àquele sorotipo. E, na passagem de 2018 para 2019, voltou a circular o sorotipo 2, que não causava a doença há dez anos no país.

Novo veneno contra a dengue

O Ministério da Saúde está testando, em Araçatuba, no interior de São Paulo, um novo veneno contra o mosquito transmissor da dengue. Cerca de 1 mil casas da cidade receberão os agentes de saúde para aplicação do veneno nas paredes e em lugares mais escuros.

A cidade foi escolhida pelo grande número de casos no último ano, mais de 7 mil, com uma morte. O teste está sendo realizado em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias de Araçatuba (SP). O veneno não é tóxico para o ser humano, mas a recomendação é que os moradores fiquem 30 minutos fora de casa após a aplicação do mesmo.

(Rosana Gonçalves/Portal Regional)