A Polícia Militar registrou nos últimos cinco anos em Dracena o total de 3.423 acidentes, sendo 1.854 sem vítimas e 1.569 com vítimas e 121 atropelamentos. No mesmo período, o policiamento sempre atento às infrações de trânsito cometidas multou 18.518 motoristas.

Os dados são referentes aos anos de 2015 2016, 2017, 2018 e 2019, conforme planilha divulgada pela Polícia Militar que foi solicitada pelo JR e Portal Regional.

A planilha mostra que os acidentes tiveram um pequeno aumento tanto com vítima quanto sem entre 2018 e 2019 e estabilidade nos anos anteriores. Os atropelamentos se mantiveram estáveis no mesmo período e as autuações no trânsito caíram nesses últimos dois anos.

O capitão Marcelo Cavalcante, comandante da 1ª Cia da Polícia Militar analisou os dados referentes ao trânsito. Ele disse que observando o período de 2015 a 2019, o total de acidentes sem vítimas se estabilizou no ano passado, pois em 2015 e 2016 e 2017 foram bem maiores.

Sobre a quantidade de autuações no trânsito, o capitão Cavalcante avaliou que houve redução significativa em relação aos anteriores. Ele afirmou que em 2015 e 2016 as autuações ficaram acima do dobro das ocorridas no ano que passou. “Isso mostra certamente que a população se adequou e mesmo fazendo menos multas, o número de acidentes se manteve estável  comparando-se aos demais anos. É uma prova que não é quantidade de autuações que evita o acidente e, sim a educação da população. Percebe-se que a população está bem atenta e, através de várias campanhas feitas no trânsito pela Polícia Militar e, outros órgãos mostra conscientização”.

De acordo com o capitão Cavalcante, a quantidade de autuações não é uma produtividade. “O ideal seria zero de número de acidentes e de multas, mas é lógico que isso não é possível, mas está evoluindo bem e com alguns avanços prestes a acontecer nos próximos meses, como a atividade delegada na cidade, que está em andamento, provavelmente a Polícia Militar vai ter uma equipe que possa auxiliar mais ainda na fiscalização de trânsito, na fluidez e na segurança”.