Com a proposta de valorizar as principais atrações de Presidente Prudente e difundir sua história, a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) do município elaborou um roteiro cultural voltado aos moradores e visitantes. Desenvolvido em parceria com a prefeitura, o projeto que ganhou o nome de City Tour Code foi desenvolvido pela sétima turma do curso superior tecnológico de Eventos. Os estudantes sugeriram à prefeitura a criação de um guia virtual com informações sobre a história, arquitetura e curiosidades dos prédios.
Pela proposta dos estudantes o guia eletrônico pode ser acessado por meio da tecnologia Quick Response Code (Código de Resposta Rápida – QR Code). Os prédios e monumentos que integram o circuito turístico da cidade receberam placas com informações sobre o projeto City Tour Code. Para acessar o conteúdo, o usuário posiciona seu celular ou tablet – com acesso à internet e compatível com a ferramenta QR Code – em direção ao código e automaticamente baixa as informações.
O orientador do TCC e professor da Fatec Presidente Prudente, Yuri Correa, afirma que o objetivo do projeto foi promover a interatividade entre o turista ou morador com locais históricos da cidade, por meio de uma tecnologia de baixo custo. “O guia virtual agrega tecnologia ao turismo, integrando elementos históricos e culturais ao mundo contemporâneo”.
Na opinião do educador, esse tipo de comunicação contribui também para estimular no morador da cidade o sentimento de pertencimento ao local. O circuito inclui locais icônicos de Presidente Prudente como o Centro de Eventos IBC, Praça 9 de julho, Centro Cultural Matarazzo e Estação Ferroviária.
O City Tour Code teve também apoio da Secretaria de Turismo, do Conselho Municipal de Turismo e do Grupo de Estudos em Eventos Mercado e Cidadania (Gemerc).
Rota da Cerveja
Uma demonstração de sucesso no formato de guia virtual é o convite que os alunos da Fatec receberam para desenvolver outro circuito para visitação, também em parceria com a prefeitura. Este segundo roteiro já ficou pronto e mapeou as fábricas de cervejas artesanais e os bares da cidade. O circuito Rota da Cerveja também divulga informações e imagens por meio da ferramenta de QR Code. (Com informações/Assessoria de imprensa FATEC)