A sala de hidratação da Policlínica Municipal, no bairro São Cristóvão está cheia e com muito movimento. Não é para menos. Até ontem, 30, eram 222 casos de dengue confirmados em Dracena. Felizmente, até aqui não foram confirmados casos de dengue hemorrágica, segundo Nilva Maria de Paula, diretora do PAM (Pronto Atendimento Municipal).

De acordo com ela, em média, são atendidos 15 pacientes por dia nas salas reservadas para a hidratação dos diagnosticados com dengue. O encaminhamento para este tipo de tratamento é decorrente de um processo iniciado nas UBS (Unidade Básica de Saúde), quando o paciente precisa de hidratação intravenosa.

Nilva Maria de Paula falou ainda sobre como tem sido realizado o trabalho das salas reservadas para hidratação na Policlínica. “O paciente chega aqui já diagnosticado. São feitos exames diários com eles para constatar o nível de plaquetas. Se o resultado mostrar que as plaquetas estão abaixo do normal, nós recebemos esses pacientes para a hidratação intravenosa”, explicou.

Segundo ela, após serem encaminhados para a Policlínica Municipal, o paciente é acompanhado até o fim do tratamento. “Ele chega aqui, passa por uma triagem e por um atendimento médico. É analisado o exame e receitada a quantidade de soro para a hidratação”, completou.

Em média, o atendimento dura duas horas, desde a chegada do paciente até o fim da hidratação. “São duas salas separadas para a hidratação. Contamos com oito poltronas e uma cama em cada sala. Podemos atender até 18 pacientes ao mesmo tempo”, finalizou.

Até as 18 horas de ontem, 12 pacientes haviam passado pelo atendimento.

PACIENTE

Jonatan Augusto da Silva, de 23 anos, recebeu alta ontem da hidratação. Ele foi atendido por dez dias na Policlínica Municipal. “Aqui o atendimento é muito bom. Comentei com outro paciente da poltrona do lado, que se não existissem essas salas a gente não ia aguentar. Fiquei muito mal com a dengue. Essa hidratação foi o que me recuperou”, disse o jovem.

Sala de hidratação faz em média 15 atendimentos por dia (Vanessa Matsumoto/JR)