A Prefeitura de Dracena enviou ontem, 30, agentes de saúde do município a Presidente Prudente para buscar inseticida distribuído pelo Ministério da Saúde, o abastecimento estava suspenso desde maio de 2019.
Imediatamente, os agentes de controle de vetores fizeram um planejamento e determinaram que os três primeiros bairros a receberem a nebulização são: Jardim Brasilândia (CH Nossa Senhora Aparecida), Tonico André e Vera Cruz. Esses bairros foram escolhidos por serem os mais atingidos pela dengue, onde após estudo feito pela Vigilância Epidemiológica, ficou constado um alto índice de focos do mosquito Aedes Aegypti nessas regiões. Os trabalhos começam hoje, 31.
A nebulização será feita de casa em casa, e os agentes utilizaram o atomizador costal para espalhar o inseticida. Dentro de casa também pode haver mosquito do aedes aegypti, então o morador pode deixar as portas e janelas abertas, este inseticida não trás riscos à saúde humana.
Lembrando que o inseticida elimina apenas os mosquitos e não as larvas do Aedes Aegypti, que para serem evitadas as pessoas devem eliminar todos os materiais com água parada. A colaboração da população é muito importante principalmente neste período de muitas chuvas.
A equipe da Vigilância Epidemiológica de Dracena continua com as visitas de bloqueio contra criadouros, e está se programando para a realização de arrastões de limpeza.
Recomenda o uso de repelentes e ao sentir algum sintoma procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento.
A Secretaria de Saúde de Dracena disponibiliza de exames gratuitos para dengue e, caso seja necessário, dispõe o tratamento na Sala de Hidratação, que agora está localizada na Policlínica, com o horário de atendimento de segunda a sexta das 17h às 21h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. (Com informações assessoria de comunicação/Prefeitura)