Estudantes da rede estadual que voltaram às aulas e desejam aprender um novo idioma ainda neste semestre podem se inscrever em uma das 201 unidades em todo estado do Centro de Estudos de Línguas (CEL). O ano letivo começou na segunda-feira (3), mas alunos interessados em vagas remanentes ainda podem se matricular.

Nos CELs é possível estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e até mandarim. As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

Em Dracena, a atividade é oferecida na EE Eng. Isac Pereira Garcez, e conta com os cursos de inglês e espanhol.

A oferta de idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas. Para saber quais escolas vinculam o CEL, bem como os idiomas e as vagas disponíveis, o aluno pode procurar a secretaria de sua escola ou uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino.

Para fazer as aulas de inglês e mandarim é necessário estar cursando o ensino médio. Para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental do ensino regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matrícula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. (Com informações Assessoria de Comunicação/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)