Público que participou da formação (Divulgação/Secretaria de Educação)

Na primeira semana de ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação de Dracena promoveu formação continuada voltada aos profissionais de apoio aos alunos com deficiência desta rede educacional. Participaram da capacitação os cuidadores e auxiliares de desenvolvimento educacionais que acompanham os estudantes.

Durante a formação foram discutidos tópicos a respeito da importância da educação especial, bem como as questões referentes às funções e atribuições dos profissionais de apoio no ambiente escolar.

Ministraram o curso as especialistas da educação especial, as professoras Any Kelle Nascimento Silva Pelegrinelli e Eliana de Cássia Cotarelli Carvalho. Também receberam orientações da secretária adjunta de Educação Valéria André da Costa.

Para a secretária de Educação, professora Vanessa Maria Redígolo Castilho “as formações continuadas desenvolvidas durante todo ano letivo são importantes, pois há muitas questões a serem tratadas para o fortalecimento do trabalho realizado pelos profissionais nas escolas”. Destaca ainda que “a Educação Especial faz parte do Plano Nacional de Educação e no Plano Municipal está prevista na Meta 4 que visa universalizar o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados”.

Na rede municipal os atendimentos aos estudantes especiais acontecem na sede da escola EMEFI “Profa. Luiza Rossa Ribeiro”, localizada no bairro São Francisco, com salas de recursos específicas e profissionais especialistas na área.  (Com informações assessoria de imprensa/Prefeitura)

Professoras Any Kelle Nascimento Silva Pelegrinelli e Eliana de Cássia Cotarelli Carvalho e a secretária adjunta de Educação, Valéria André da Costa (Divulgação/Secretaria de Educação)