A Prefeitura de Dracena, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública realiza hoje, 15, o ‘Dia D’ para vacinação contra febre amarela e sarampo.

O ‘Dia D’ oferece atendimento no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) em horário alternativo neste sábado. O local funcionará das 8h às 16h30. Serão disponibilizadas doses das vacinas de forma gratuita para a população.

“Febre amarela e o sarampo são doenças imunopreviníveis, a vacinação é a melhor forma de prevenção dessas doenças que podem levar a graves complicações da saúde”, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura em alerta a população.

Segundo a comunicação da Prefeitura, é a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2020 para alcançar crianças e jovens ainda não imunizados contra a doença (faixa etária de 5 a 19 anos).

A vacinação contra a febre amarela também será realizada. Cerca de 1.200 crianças, de quatro a sete anos, devem receber a dose de reforço de febre amarela. As crianças de nove meses receberão a primeira dose da vacina.

Desde segunda-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde promove a campanha contra a febre amarela e o sarampo, e seguirá até o dia 13 de março.

As doses das vacinas também podem ser encontradas na sala de vacinação durante a semana no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 7h às 15h.

Neste ano, no Estado de SP foram confirmados mais de 16 mil casos da doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa cujos principais sintomas são machas avermelhas pelo corpo, tosse e febre. O sarampo pode resultar em complicações graves.

Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, desde o início do ano de 2019 até 14 de janeiro de 2020, foram notificados no Estado 53.716 casos suspeitos, com 16.676 casos confirmados, 30.648 casos descartados e 6.392 casos em investigação.

Ontem, 14, depois de 20 anos, o Rio de Janeiro registrou uma morte devido ao sarampo. Um bebê de 8 meses morreu por causa da doença em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

País livre do sarampo

Em março do ano passado, o Brasil perdeu o status de país livre do sarampo, depois de registrar inúmeros casos da doença. O certificado havia sido concedido em 2016 pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Para especialistas, a perda do status de país livre do sarampo representa um retrocesso para o Brasil e as Américas. (Com informações Agência Brasil)