Diante da preocupação de se prevenir a chegada do coronavirus, atualmente, o Brasil passa por um novo estado de alerta diante da epidemia provocada por uma doença já conhecida em território nacional: a dengue. Cerca de 57.485 novos casos já foram notificados ao Ministério da Saúde em 2020 e dezenas de municípios em diversas regiões já declararam epidemia.

Ainda de acordo com o Ministério, o estado de São Paulo concentra 33,4% dos casos prováveis do país, contando mais de 10 mil registros. Em Dracena, o Executivo municipal decreto estado de alerta, no mês de janeiro. Até ontem, 17, segundo informou a Diretoria de Comunicação da Prefeitura 592 pessoas foram acometidas pela doença neste ano.

O Paraná é o segundo da lista, com 8.463 novos casos. Até o momento, a região com maior incidência é o Centro-Oeste, com mais de 100 mil habitantes atingidos pela doença.

A situação é ainda mais alarmante considerando que, historicamente, o pico da doença costuma ocorrer no mês de abril, por ser um período mais chuvoso. Por isso, é importante que todos façam a sua parte não deixando água parada.

No sábado que passou em Dracena houve mais uma etapa de limpeza em bairros onde o índice de dengue está alto. Equipes da Prefeitura tiveram a disposição oito caminhões a serviço, totalizando 14 carregamentos de materiais recolhidos.