A Polícia Civil, por intermédio das Unidades Especializadas Delegacia de Investigações Gerais – Dig e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – Dise, prendeu, na segunda-feira (17), um homem 59 anos, após passar quase 20 anos foragido da Justiça sob a suspeita de tentar assassinar a esposa.
Utilizando métodos de investigação e de inteligência policial, policiais civis da Unidades Especializadas, descobriram que homem estaria residindo numa propriedade rural no município de Dracena, e que possuía em seu desfavor um mandado de prisão de prisão preventiva, expedido pela Comarca de Cabreúva, por prática de crime de tentativa homicídio. Ainda conforme informações levantadas o crime havia ocorrido no ano de 2000, na cidade de Cabreúva-SP, o homem estava constando como pessoa procurada desde a época.
Depois de localizado e preso, o homem foi conduzido a sede das Especializadas, onde teve o mandado de prisão preventiva formalmente cumprido. Após, realização dos procedimentos de polícia judiciária, foi encaminhado ao sistema prisional ficando disposição da Justiça.
Prescrição do crime do homicídio: 20 anos é prazo, a regra no sistema jurídico brasileiro é de que todos os crimes podem ser prescritos, desde que o sistema judicial não apure a ocorrência no prazo indicado. Ou seja, passando-se mais de 20 anos entre o recebimento da denúncia e a sentença, prescreve-se a ação do crime.