A primeira reunião deste ano do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Dracena, acontece hoje, 19, às 19h30, na Casa da Advocacia e Cidadania. Um dos assuntos que será tratado diz respeito ao estacionamento Zona Azul na cidade.

O presidente do Conseg, Milton Polon informou que neste ano, as reuniões do órgão passarão a ser promovidas nas últimas quartas-feiras do mês. Até então, os encontros eram nas últimas terças.

“Desta vez, iremos fazer a reunião uma semana antes da última quarta do mês, devido ao Carnaval, e na quarta, dia 26, ser quarta-feira de cinzas”, explicou Polon.

A Zona Azul será o tema principal, porque na semana que passou, a Diretoria de Comunicação da municipalidade informou anúncio feito pela Associação de Proteção à Criança de Dracena (Casa da Criança) à Prefeitura dando conta de que a operação atual do serviço deixará de ser realizada, a partir de 31 de março de 2020, pela entidade que administra a atividade.

Ainda conforme a informação na semana que passou a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Viários, estuda novas possibilidades de gerenciamento das vagas de estacionamento rotativo no Centro da cidade: chamamento público para uma nova entidade assumir o serviço ou a instalação de parquímetro digital.

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) marcará presença ao encontro e ressalta a preocupação sobre o futuro do estacionamento rotativo na área central. Ainda conforme a diretoria, as vagas do estacionamento são de grande importância tanto para o comércio quanto para os consumidores.

Para a ACE, o assunto deve ser debatido de forma ampla com a sociedade organizada para que seja implantado um serviço de qualidade e de bom senso a todos os envolvidos.

Polon citou que possivelmente será debatido que o estacionamento Zona Azul possa no futuro ser desenvolvido por alguma entidade, através de chamamento público; ou ainda por licitação voltada a instituições privadas ou também outras formas de administração do serviço.

Ele informou ao JR e Portal Regional que atualmente a Zona Azul emprega de 10 a 15 funcionários e existe desde a década de 90.

O Conseg assim como a ACE aguardam a participação de vários segmentos da sociedade organizada na reunião da noite de hoje, como representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, entidades beneficentes, OAB, Polícias Militar e Civil, empresários, assim como qualquer pessoa da comunidade, lembrando que o encontro é aberto.

O órgão de segurança comunitária informou que ainda haverá a programação de novas etapas da Campanha Trânsito Consciente.

(Rosana Gonçalves/Portal Regional)