A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemoram em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. O marco comemorativo serve como análise sobre o mercado de trabalho: até 2030 serão necessários 800 mil profissionais a mais para atender a demanda nos países americanos, entre eles, o Brasil.

Um dos fatores que apontam para a necessidade de profissionais de enfermagem qualificados no país é o envelhecimento dos brasileiros. Dados do Ministério da Saúde indicam que até 2030 o Brasil, que possui a quinta maior população idosa do mundo, atingirá outro indicador demográfico expressivo: o total de crianças entre zero e 14 anos será ultrapassado pelo número de idosos.

Essa realidade levou o Senac Presidente Prudente a relançar o curso Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica, destinado a profissionais da área de enfermagem. Durante as aulas do curso, com início previsto para 2 de março, os alunos aprenderão a organizar e preparar os instrumentais cirúrgicos, processar e esterilizar os materiais e realizar a instrumentação, auxiliando o médico.

“O especialista em instrumentação cirúrgica auxilia diretamente no desempenho da equipe hospitalar, contribui para a diminuição do tempo do procedimento, além da redução de índices de infecção, melhoria dos indicadores de saúde, bem como na humanização e experiência do paciente”, comenta Ana Carolina Bhering Alves do Amaral, coordenadora da área de saúde e bem-estar do Senac São Paulo.

O curso possui carga horária de 360 horas. Parte desse programa é reservada para a realização de 60 horas de estágio curricular obrigatório.

Após concluir o curso, o aluno estará apto para atuar em centros cirúrgico e obstétrico, em procedimentos cirúrgicos de urgência, emergência e eletivos, além de sala de recuperação anestésica, central de material e esterilização de hospitais e clínicas.

Mais informações estão disponíveis no Portal Senac: www.sp.senac.br/presidenteprudente.

Serviço:

Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica

Período: 2 de março a 11 de dezembro de 2020

Aulas: segundas, terças e sextas-feiras, das 19 horas às 22h30