O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Ambiental e Social Diversa (Ideas Diversa), que formou o Bloco Carnavalesco “Calangos d’ Oeste”, organizou e programou com o apoio da Associação Suyá e parceiros, os desfiles no Carnaval deste ano em Dracena, analisou como positivo o resultado obtido nos dois dias de apresentação.

O bloco fez o primeiro cortejo na sexta-feira, 21, à noite, na Praça Arthur Pagnozzi, após sair da antiga estação ferroviária e na terça-feira de Carnaval, por causa da chuva realizou a apresentação na quadra da Emefi Guilherme Tammerick, no Jardim Brasilândia.

O presidente do Instituto, Arthur do Amaral Lauriano, disse na quarta-feira, 26, que tudo foi maravilhoso. “A gente achou que foi muito bacana e principalmente pelo fato de ter sido na Praça Arthur Pagnozzi, área central da cidade. Por causa da chuva não foi possível promover o segundo desfile”.

Ele contou que houve a participação da comunidade, muitas crianças, jovens e adultos nas ruas, ocupando a praça e se divertindo.

O Instituto Ideas está planejando realizar em maio, a Noite da Seresta e Festa Junina de forma bem diferenciada.

E DÁ-LHE SAMBA

A Instituição Artística Guiomar Novaes, conservatório musical premiado, instalado em Dracena foi um dos parceiros do evento. Segundo o professor Murf, do Guiomar Novaes, no meio do segundo semestre do ano passado foi procurado pelo representante do Ideas Diversa, com o objetivo de promover um Carnaval de rua. “Souberam do meu trabalho com o samba e me pediram ajuda para trabalhar com eles e, assim me prontifiquei, porque sempre foi um sonho meu fazer um Carnaval de rua em Dracena. Ministrei um curso para eles, de um semestre sobre samba, umas 20 pessoas formaram o grupo, tudo aconteceu democraticamente e finalizamos o trabalho com a realização do Carnaval”.

Murf contou que teve o apoio da Prefeitura que ajudou na desburocratização do evento, como providenciando alvarás, segurança, entre outros detalhes.

O grupo faria uma apresentação no Jd. Brasilândia, na Praça Pedro Di Santi, mas devido à chuva não foi possível ocorrendo na Emefi do bairro.

O Guiomar Novaes ofereceu todos instrumentos musicais, equipamentos de som e os adereços foram providenciados por conta dos participantes.

(Marcos Maia e Rosana Gonçalves/Portal Regional)

Grupo Calangos d’ Oeste que se apresentou na Praça Arthur Pagnozzi, na sexta-feira de Carnaval (Cedida/Organização)