Paciente é uma mulher de 60 anos que viajou à França, Portugal e Espanha há 14 dias. Ela passou por consulta hoje (11) com infectologista da rede municipal de saúde. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

A Secretaria de Saúde de Dracena (SP) comunica que nesta quarta-feira (11) apura um caso suspeito de Covid-19, o novo coronavírus, em uma moradora da cidade de 60 anos.

De acordo com a pasta, a moradora fez uma viagem internacional entre os dias 13 e 24 de fevereiro, passando pela França, Portugal e Espanha. O marido da paciente procurou o Posto de Saúde Takashi Enokibara apenas no dia 10 de março, relatando que sua esposa apresentava alguns sintomas como tosse e dor na garganta, sendo descartado o estado febril.

No postão, a enfermeira-chefe Karina Akiyama recebeu o marido da paciente, lhe entregou máscaras, forneceu toda orientação protocolar baseado pelo Ministério da Saúde e agendou uma avaliação médica com a infectologista da rede municipal de saúde.

Vale ressaltar que a paciente apresentou os sintomas nove dias após regressar ao Brasil, o quadro clínico é bom e não apresenta febre. O marido não apresenta nenhum sintoma.

A paciente já realizou consulta médica e será colhido ainda hoje (11) amostras de swab de secreção nasal e oral que serão imediatamente enviadas ao Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente, e o mesmo encaminhará para a matriz em São Paulo.

O caso está sendo seguido de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Dracena. Todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde serão seguidos no acompanhamento e na confirmação ou não do resultado dos exames. A paciente e o marido ficarão em isolamento domiciliar por 14 dias ou até que o resultado do exame seja negativo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em casos menos graves o paciente pode apresentar sintomas como febre e dificuldade para respirar, e em casos mais graves, pode apresentar síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.

As recomendações de prevenções são: Limpar objetos e superfícies tocados frequentemente (celulares), evitar tocar o nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos; manter-se a um metro de distância de pessoas doentes, lavar as mãos com água e sabão, cobrir a boca e nariz ao espirrar, cozinhar bem as carnes e os ovos e fazer uso frequente de álcool em gel nas mãos.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Prefeitura de Dracena