A campanha de vacinação contra a gripe, que ocorre anualmente em todo Brasil também está acontecendo em Dracena. Porém, uma reclamação se tornou recorrente: funcionários de farmácias da cidade estão alegando que as vacinações destes profissionais não estão sendo realizadas.

Jessica Novais, farmacêutica em Dracena, em conversa com a reportagem do Jornal Regional, ressaltou a importância desses profissionais terem prioridade. “Atualmente estamos sendo linha de frente diante de toda essa crise do coronavírus. Além disso, precisamos estar imunes da gripe para poder ter contato com os vacinados. Não temos imunidade para a doença também”, alegou.

Segundo ela, a prioridade está sendo dada aos idosos, mas existe um problema. “É comum recebermos idosos aqui na farmácia para a vacinação. Muitos nos dizem que são encaminhados pelo hospital ou posto de saúde para cá”, disse ela.

Segundo relatado, os funcionários de farmácias serão vacinados junto com os fisioterapeutas. “Não faz sentido neste momento. Todas os fisioterapeutas estão parados, sem realizar atendimentos. Nós estamos expostos diariamente”, afirmou.

Jessica também disse que já entrou em contato com a prefeitura para saber o que está acontecendo. “Foi nos passado que inicialmente não fazemos parte do grupo prioritário. Muitos funcionários tentaram receber a vacina aqui em Dracena e não foi permitido. Em outras cidades da região estão vacinando os profissionais da área normalmente. Por exemplo, temos vários casos aqui na loja de colegas que se vacinaram em Irapuru”, completou.

Em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Dracena, recebemos a seguinte resposta: “Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa serão vacinados somente profissionais da saúde em atividade nas Unidades básicas de saúde (postinhos), AME, Santa Casa, pronto atendimentos de hospitais, idosos acamados e idosos de asilos.

Conforme for chegando mais vacinas e for abrindo para novos grupos, iremos divulgar, mas a recomendação é essa e precisamos seguir”.