A prefeitura de Dracena anunciou ontem as medidas tomadas para conter o avanço do coronvírus na cidade. Em coletiva realizada na Sala do Cidadão, na Prefeitura Municipal, o prefeito Juliano Bertolini explicou as medidas tomadas para a contenção do COVID-19.
“Desde sábado estamos nos reunindo com diversos setores da saúde regional para tomar as medidas cabíveis no combate ao coronavírus. Nos reunimos com as Santas Casas da região, médicos infectologistas e representantes da Unifadra para tomarmos as melhores decisões”, disse Bertolini.
Durante a coletiva, ao da secretaria de saúde, Dra. Ronize Seefelder e da médica infectologista, Germana Souza, o prefeito anunciou que na região existem três casos sendo monitorados na região. São dois em Dracena e um em Junqueirópolis.
O caso mais grave é de um senhor de Dracena que está internado na UTI da Santa Casa em isolamento. “O quadro dele é estável. Ele teve contato com uma pessoa vinda de São Paulo e apresentou sintomas parecidos. Ele está em isolamento na UTI”, disse Germana, que ressaltou que o paciente está inserido no grupo de risco da doença.
Os outros dois casos suspeitos estão em isolamento residencial. Os exames desses pacientes ainda não foram divulgados, dessa forma seguem como casos suspeitos, de acordo com a médica.
Medidas adotadas
Durante a manhã de ontem, 16, o prefeito e reuniu com secretários e prefeitos das cidades da região que compõem o CINASP para discutir ações de contingenciamento da doença e medidas cabíveis contra a pandemia. Membros dos governos de Dracena, Irapuru, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Paulicéia, Panorama, Santa Mercedes, São João do Pau D’alho e Tupi Paulista.
Após a reunião ficou definido que a prefeitura de Dracena irá disponibilizar um espaço para exclusivo para possíveis infectados pelo vírus. “Iremos readequar o espaço da antiga Empresa Municipal de Saúde para dar o apoio necessário para as Santas Casas da região. Além disso serão adaptados novos leitos de UTI. Faremos toda prevenção possível para não sermos pegos de surpresa”, disse o prefeito.
Além disso, foi divulgado que estão proibidos eventos com mais de 50 pessoas juntas. A intenção é evitar aglomerações. “Definimos esse número de acordo com os dados estaduais de proporcionalidade”, ressaltou o prefeito.
Na coletiva foi anunciado que a prefeitura disponibilizará um canal de comunicação para tirar dúvidas da população. A médica Germana Souza ressaltou que não há motivos para pânico. “Pedimos com clareza para que a população não entre em pânico. Não é necessário comprar máscaras ou estocar alimento. Estamos tomando essas medidas como prevenção”, disse ela.
A médica ainda fez outro pedido. “Pessoas com quadro de gripe leve e que possa apresentar sintomas parecidos com o do coronavírus, pedimos que fique em casa e não se dirija aos centros de atendimentos. Essa medida busca evitar aglomeração e um possível foco de transmissão do COVID-19”, finalizou a médica.