Mesmo neste período da pandemia que assola o mundo, o Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena não pode parar e as atividades seguem normais, com a colaboração importantíssima dos doadores e os cuidados de higiene.
A enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Maria Inês Cremon Miguel comentou na manhã de ontem com a reportagem do JR que em média a unidade está recebendo de 10 a 15 doadores, por dia. “Na sala de espera há todo cuidado com a higienização, também mantemos a distância indicada entre os doadores, e no momento de doar o sangue é um por vez”.
Maria Inês agradeceu a presteza dos doadores neste momento de dificuldades e ressaltou que o estoque do Banco de Sangue está em ordem. Lembrou-se que a necessidade maior sempre é pelos sangues negativos.
Ela ressaltou ainda que desde janeiro, devido ao grande avanço de pacientes com dengue na cidade, está tendo grande demanda por plaquetas. “Estamos buscando as plaquetas em outras unidades com o apoio da Prefeitura”.
As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea.
SERVIÇO: O Banco de Sangue atende ao lado da Santa Casa de Dracena de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, exceto sábados, domingos e feriados. Informações pelo telefone (18) 3821-8466.
(Rosana Gonçalves/Portal Regional)