- Pré-aqueça o forno por pouco tempo
Receitas de assados costumam orientar o pré-aquecimento do forno. Porém, não é preciso fazer isso por muito tempo. Geralmente, 10 minutos a 200ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.
- Use panelas proporcionais à boca do fogão
Cuidado com o tamanho da panela! O utensílio deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão para evitar desperdício de gás.
- Use o vapor
É possível aproveitar o vapor do preparo de um alimento para cozinhar legumes, por exemplo. Para isso, posicione uma escorredeira metálida sobre a panela para cozinhá-los.
- Cozimento com o fogo desligado
Sim, é possível fazer isso. Na hora de preparar o macarrão, por exemplo, é possível deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar e tampar a panela. Assim, apenas com o calor da água, ela será cozida.
- Forno fechado e cheio
Evite abrir e fechar a porta do forno muitas vezes. Isso só causa o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.
- Fogão no lugar adequado
É indicado evitar posicionar o fogão próximo a lugares com corrente de vento, como: janelas, portas, ventiladores para que assim as chamas não apaguem e o gás escape.
- Corte pedaços menores
Você sabia que alimentos cortados em pedaços menores cozinham mais rápido? Essa é uma ótima forma de economizar gás.
- Atenção aos sinais de que o gás está acabando
Saber identificar quando o botijão de gás está no fim também é importante para economia. Quando o gás está acabando, as chamas ficam com as pontas avermelhadas, demonstrando que a combustão não está sendo eficaz e que a pouca quantidade de GLP “queima” com dificuldade em reação com o oxigênio.
- Use panela de pressão
A panela de pressão é uma aliada não apenas para cozinhar mais rápido, mas também para economizar gás. Como os alimentos passam menos tempo no fogo, menos gás é necessário para o cozimento.
Fonte: IG