O Poupatempo, programa administrado pela Prodesp, adota medidas para redimensionar a quantidade de atendimentos nas 76 unidades do Estado.

A partir de segunda-feira, 23, os postos vão reduzir em até 70% a quantidade de atendimentos diários, feitos mediante agendamento, e passam a priorizar apenas os serviços presenciais essenciais, como a segunda via de RG, renovação de CNH e a primeira via de RG para menor.

Para compensar, o cidadão terá mais de 40 serviços digitais, realizados por meio do portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), que podem ser solicitados sem sair de casa, com a mesma qualidade, totalmente online, pelo computador ou celular.

Buscando minimizar o fluxo nos postos será necessário ainda promover adequações na grade de agendamentos para permitir o contingenciamento dos atendimentos.

Durante as etapas do agendamento para os serviços obrigatórios de forma presencial, o cidadão contará com a ajuda da inteligência artificial. O processo poderá feito pelo assistente virtual do Poupatempo, o Poupinha.

Por questões de segurança, todos os totens de autoatendimento serão desabilitados. É importante que, neste momento, mesmo com a confirmação do agendamento, a população avalie a necessidade do atendimento e não leve acompanhante ao posto.

O Poupatempo segue todos os protocolos oficiais do Centro de Contingência do Coronavírus, do Governo de São Paulo, e desde o início da pandemia do Covid-19 trabalha com ações de orientação para conter a doença.

Medidas preventivas foram reforçadas em todas as unidades, como a limpeza das instalações, dos equipamentos utilizados, bem como a intensificação dos cuidados básicos de higienização das mãos e a disponibilização de álcool gel, tanto para os cidadãos quanto para os funcionários.

Como agendar

Para marcar dia e horário para ser atendido, além de consultar informações, endereços e horários de funcionamento dos postos, acesse os seguintes canais de atendimento: Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br (Assessoria de Comunicação – Prodesp/Poupatempo)