Apesar da baixa população, o município de Ouro Verde registra a segunda maior incidência de dengue da microrregião de Dracena em 2020. Segundo os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, são 463 casos confirmados na cidade até o momento. Em apenas uma situação o vírus foi contraído fora dos limites municipais.

Em todos os 10 municípios que compõem a microrregião de Dracena, ainda de acordo com a pasta estadual de Saúde, são mais de mil casos confirmados de dengue, e quase 3 mil notificações em 2020.

De acordo com o superintendente de Controle de Endemias do Estado de São Paulo, Marcos Boulos, desde o ano passado há ações integradas entre estado e municípios para evitar aumento dos casos de dengue.

“Desde junho, julho, nós temos já o comitê de  ARBOVIROSES com a gente, com os secretários municipais de saúde, em que nós fizemos uma comissão de acompanhamento, de trabalho, para fazer protocolos de atendimento, organizar também a questão do inseticida, do uso adequado nas regiões para evitar o aumento do mosquito.”

Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, em todo o estado de São Paulo em 2020, foram 19 mortes em decorrência da dengue. Outros 105 mil casos são investigados.

Em relação às outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypt, ainda segundo o Boletim Epidemiológico, foram registrados cinco casos de Zika e 20 de chikungunya.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”. 

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja sua família. Para mais informações, acesse saúde.gov.br/combateaedes.