União das Indústrias de Cana-de-açúcar (UNICA) iniciou a distribuição do álcool 70% líquido doado para o Governo do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) tem notificado as prefeituras sobre a disponibilidade e a retirada. Em videoconferência com o Secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Marco Vinholi e representantes das 16 Regiões Administrativas do Estado em 23 de março, o Presidente da Única, Evandro Gussi anunciou a doação destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação vem sendo realizada em sete estados brasileiros, inicialmente serão doados 1 milhão de litros entregues às Secretarias Estaduais de Saúde de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em São Paulo a distribuição tem sido diferente do quem vem sendo realizado nos outros estados. Os produtos são envasados por usinas associadas à UNICA e instituições parceiras em galões de 250 litros e de bombonas de 20 e 5 litros. O insumo será destinado ao SUS para higienização de equipamentos hospitalares. A meta inicial é distribuir 250 mil litros do insumo para os municípios paulistas. A doação pode aumentar conforme a expansão da pandemia.

Os produtos terão como destino as 16 regiões administrativas do estado em uma divisão que leva em consideração o número de habitantes. O Estado tem contato com a colaboração do Corpo de Bombeiros para o armazenamento entrega. A SDR tem sido responsável por notificar as prefeituras de cada região sobre os respectivos volumes e a disponibilidade para retirada.

Os municípios das Regiões Administrativas de Araçatuba, Registro, São José dos Campos, Presidente Prudente, Itapeva, Araraquara, Campinas, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto já puderam retirar os álcoois na cidade sede da respectiva região. Já Marília, Bauru, Sorocaba, São Paulo e Baixada Santista devem começar a receber nos próximos dias.