A Prefeitura de Tupi Paulista, através da Secretaria Municipal de Saúde informa o resultado do primeiro teste para COVID19 com resultado negativo. O exame PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 foi realizado junto ao Laboratório Hermes Pardini, o mesmo já é reconhecido pelo Ministério da Saúde.
O Governo do Estado de São Paulo estabeleceu que a notificação e coleta laboratorial para COVID-19, será realizada somente para pacientes hospitalizados, com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Conforme a declaração na portaria nº 454 de 20 de março 2020, esta estabelecida a situação de transmissão comunitária do Sars-COV2. Diante disso as Unidades de Saúde de Tupi Paulista estão realizando o
monitoramento a cada 48h de todos os pacientes atendidos por Síndrome Gripal (tosse, espirros, odinofagia) com ou sem febre e de seus comunicantes domiciliares. Todos os pacientes sintomáticos respiratórios são orientados a permanecer em isolamento domiciliar por um período de 14 dias, assinando um termo de compromisso extensivo aos domiciliados do paciente. (Com informações/Prefeitura de Tupi Paulista)