O primeiro caso de coronavírus no mundo surgiu em novembro de 2019 e, desde então, mais de um milhão de pessoas foram infectadas. No Brasil, a epidemia chegou em março e fez a população entrar em quarentena. A Covid-19 vem de uma grande família de vírus que causam desde resfriados comuns até pneumonias com sintomas mais graves. Entre os vários meios de prevenção, a higiene das mãos é o mais recomendado pelos especialistas, contudo, os cuidados com a saúde bucal são aliados importantes para evitar a propagação da doença. “O contágio é feito principalmente por vias respiratórias, pelo ar e também por gotículas que vem com o espirro e a tosse, por exemplo. Nossa boca pode acabar se tornando um dos maiores transmissores do vírus, então neste momento os cuidados com a saúde bucal permanecem os mesmos, mas devem ser reforçados”, explica a cirurgiã dentista e consultora técnica da GOU Odonto, Dra. Edrielle Santana. Confira abaixo algumas dicas que ela separou para te ajudar a manter e reforçar os cuidados com sua saúde bucal.

1 – Lave as mãos antes da escovação e do uso do fio dental: as mãos estão sempre em contato com todo tipo de superfície e é um dos meios de transmissão do vírus. A cirurgiã dentista indica sempre laválas antes e depois da escovação e
do uso do fio.
2 – Higienize frequentemente a escova de dente: ela é uma fonte de diversas bactérias e fazer a limpeza regularmente evita a proliferação dessas doenças. Se possível, limpar o cabo ao menos duas vezes na semana com álcool e, para a limpeza das cerdas, uma boa dica são as pastilhas efervescentes usadas para limpeza de contenções e próteses em geral ou enxaguante bucal. Aliado a isso, continua valendo a regra de trocar a escova de dente a cada três meses ou, se apresentar algum sintoma, ela deve ser trocada assim que for confirmado que a pessoa está livre do vírus.
3 – Enxaguante bucal não mata o vírus: além de não evitar o contágio da Covid-19, o uso exagerado pode ter efeitos maléficos, como a perda do paladar. Segundo a Dra. Edrielle, o ideal é usar o enxaguante bucal de acordo com a recomendação do dentista para evitar problemas.
4 – Ir ao dentista apenas em caso de urgência: devido às recomendações de quarentena, alguns consultórios estão priorizando os atendimentos de urgência, conforme orientado pelo Conselho Federal de Odontologia, Ministério da Saúde e Anvisa. Alguns dos procedimentos que se encaixam como urgência são quebra de dentes, dores constantes e sangramentos. Edrielle salienta que se estiver com alguns desses problemas, não hesite em procurar um dentista.
Coronavírus: cinco cuidados com a saúde bucal Usar o enxaguante bucal corretamente e higienizar regularmente as escovas de dente são algumas das dicas
5 – Evite beijos: o sentido da quarentena é o distanciamento ou isolamento social, onde o contato físico deve ser evitado ao máximo. Sabemos que um dos principais transmissores do novo coronavírus é a boca, então por mais difícil que
possa parecer, evitar beijos e abraços é necessário. É recomendável que o casal durma até em camas separadas caso algum dos dois apresente os sintomas. Dessa maneira, se evita a propagação do vírus e garante um lar seguro para todos.