Um detento da Penitenciária I “Nestor Canoa”, de Mirandópolis, morreu por volta da meia noite deste 22 de abril. Ele estava internado na UTI, e o médico que fez o atendimento atestou que o COVID-19 foi a causa da morte, segundo apuração feita pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP). O teste sobre a presença do coronavírus no organismo do sentenciado foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, e o resultado confirmou a morte pelo COVID-19.

Outro detento que convivia na mesma cela do sentenciado que veio a óbito teve confirmado diagnóstico positivo para o coronavírus e está isolado. A direção do sindicato recebeu a denúncia da confirmação de contágio no último dia 18. O preso que faleceu era da cela 121, e todo o raio 1 da unidade foi interditado.

A morte é a segunda registrada por coronavírus entre detentos do sistema prisional paulista. A primeira foi do detento José Iran Alves da Silva, de 67 anos, da Penitenciária II “Dr. Antonio de Souza Neto”, de Sorocaba, que apresentava comorbidades que pioraram o quadro clínico, pois ele era hipertenso e fazia tratamento de próstata. A causa da morte por COVID-19 foi confirmada no último dia 19 de abril pela prefeitura do município e reconhecida pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Houve ainda uma terceira morte na Penitenciária de Lucélia, mas o caso é suspeita de contágio e o sindicato aguarda confirmação se o motivo foi ou não o coronavírus. O detento está entre os três sentenciados que morreram na unidade na semana entre os dias 13 e 17 de abril.

“É fato que o coronavírus já chegou ao sistema prisional, atingindo servidores e população carcerária, como temos denunciado desde o início. Quantas mortes mais e quantos contágios serão necessários para que a SAP e o governo estadual garantam proteção? Ainda faltam equipamentos de proteção, álcool gel e hipoclorito de sódio para assepsia nas unidades, mesmo com todo apelo feito pelo sindicato, inclusive com medidas judiciais. Até quando seguirá essa situação”, questiona Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP.

Entre os servidores penitenciários, são 18 confirmados com o coronavírus e outros 26 com suspeita de contágio. Houve ainda uma morte, a do policial penal Aparecido Cabrioti, da Penitenciária de Dracena, que faleceu em 3 de abril, aos 64 anos. Ele estava de férias, passou mal depois de retornar de viagem, foi internado em isolamento na Santa Casa da cidade, mas não resistiu.

Entre os detentos, de acordo com mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e com dados apurados pelo SIFUSPESP, há quatro detentos confirmados com o coronavírus em São Paulo e 51 casos suspeitos. Destes, 26 foram registrados e vem sendo apurados pelo sindicato desde o dia 24 de março, e são os seguintes:
– Um detento da Penitenciária Dr. Antônio de Souza Neto/Penitenciária 2 de Sorocaba;
– Nove detentos do semi aberto de Guarulhos;
– Um detento da Penitenciária de Getulina;
– Um detento Penitenciária I de Lavínia (raio 8 interditado);
–  Penitenciária I de Mirandópolis, com quatro detentos hospitalizados com suspeita do vírus. Destes, um deles ficou internado entre os dias 17 e 30 de março, e permanece isolado na unidade aguardando o resultado do teste;
– Dois detentos da Penitenciária de Araraquara passaram mal com falta de ar em 29 de março, foram atendidos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, retornaram e estão isolados com suspeita do vírus. Aguardando confirmação do resultado do teste;
– Um detento do Centro de Ressocialização (CR) masculino de Araraquara, que está em isolamento;
– Preso da Penitenciária de Itapecerica da Serra está internado com sintomas do vírus no Hospital Geral do município, em isolamento na enfermaria;
– 4 detentos da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, zona sul da capital.

Houve também o isolamento de uma cela no Centro de Progressão Provisória (CPP) de Campinas, devido às condições precárias de higiene e de triagem.

Fonte: Departamento de Comunicação – Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP)