Faleceu às 3h desta quinta-feira (23), aos 56 anos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB). O vereador era diabético e tinha pressão alta.

O velório será realizado a partir das 10h no plenário “Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia”, sede do Legislativo, com as restrições recomendadas pelas autoridades de saúde diante da pandemia provocada pelo coronavírus.

Em seu terceiro mandato como vereador, Natanael Gonzaga sofreu parada cardíaca na tarde dessa quarta-feira (22), sendo levado com urgência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Guanabara.

Lá, foi reanimado e entubado sendo mantido na UPA até que os profissionais de saúde conseguissem controlar o índice glicêmico e a pressão, que seguiam altos.

Já no início da noite, a equipe médica conseguiu transferir Natanael Gonzaga para o Hospital Regional (HR), onde seria encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Contudo, o vereador teve mais três paradas cardíacas e faleceu.

Luto

A Câmara Municipal manifestou nota de pesar. “Os vereadores da 17ª Legislatura, bem como servidores do Parlamento, enlutados, manifestam pesar e sentimentos aos amigos e familiares pelo falecimento do vereador”.

Natanael Gonzaga da Santa Cruz estava em seu terceiro mandato, deixa esposa e cinco filhos.

Trabalhou na feira e foi jogador

Natanael Gonzaga da Santa Cruz nasceu em Ameliópolis, em 26 de Setembro de 1963. Filho dos baianos Teófilo Gonzaga da Santa Cruz e Lídia Rosa da Santa Cruz, mudou-se para a cidade e, ainda criança, trabalhou na roça e na feira com seus pais.

Casado e com cinco filhos, o vereador se formou em Educação Física, passou boa parte de sua vida dedicando-se ao que mais gosta, que é o futebol. Na década de 1980, Natanael foi jogador profissional e passou por Ponte Preta de Campinas, Ferroviária de Araraquara e Corinthians de Presidente Prudente.

Ainda em 2001, Natanael Gonzaga passou a ser técnico e professor da escolinha de futebol da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp), revelando e encaminhando talentos da nossa região no futebol.

Ligado à religião desde pequeno, o vereador atuava na Congregação Cristã, Casa de Oração e Adventista da Promessa. Fez parte de vários projetos sociais como Conselheiro dos Deficientes Físicos, Criança Cidadã, CAPS, e Cadeca.

Sua primeira candidatura foi em 2008, pelo PSDB, sendo eleito para seu primeiro mandato. Natanael Gonzaga foi reeleito no ano de 2012 e, desde 2017, exercia seu terceiro mandato no Legislativo prudentino.